A Toyota Motor Corporation inaugurou seu primeiro escritório no centro de São Paulo em janeiro de 1958, sob o nome de Toyota do Brasil Indústria e Comércio Ltda. Apenas onze meses depois, iniciou suas atividades como montadora de veículos com a instalação da primeira fábrica brasileira, no bairro do Ipiranga.
O primeiro utilitário da Toyota lançado no mercado brasileiro foi o Land Cruiser, que ganhou as ruas em maio de 1959. Este modelo marcou o início da presença da marca nas estradas brasileiras.
Em novembro de 1962, a fábrica da Toyota mudou-se para São Bernardo do Campo. Com essa mudança, a linha Land Cruiser foi substituída pelo Bandeirante, equipado com motor a diesel, tração nas quatro rodas e disponível nas versões jipe e camioneta de carga e de uso misto.
A unidade de São Bernardo do Campo foi uma das únicas fábricas do mundo a manter todas as operações industriais realizadas pela própria empresa. Durante quase quatro décadas de produção, esse controle completo de todos os processos garantiu a qualidade final do produto.
Em setembro de 1998, a Toyota inaugurou a segunda fábrica no Brasil, em Indaiatuba, interior de São Paulo. Nessa planta, passou a ser fabricado o Corolla, carro mais vendido em todo o mundo, com mais de 30 milhões de unidades comercializadas desde 1966.
Em janeiro de 2003, a Toyota passou a contar com uma nova estrutura na América do Sul, denominada Toyota Mercosul. Essa nova organização integrou o gerenciamento da Toyota do Brasil com a Toyota da Argentina, consolidando as duas plantas produtivas como polos de exportação para toda a América Latina, incluindo Caribe e México.
Toyota lança novidade para deixar JEEP para trás
A Toyota, uma das marcas mais queridas pelos brasileiros, acaba de lançar um novo modelo que promete abalar a concorrência com a Jeep.
Estamos falando do Toyota Yaris Cross, que em breve será lançado no Brasil. Com produção nacional, esse SUV compacto tem como objetivo dominar o mercado, sendo o veículo híbrido mais acessível disponível.
A saber, um carro híbrido é um veículo que possui um motor de combustão interna, geralmente a gasolina, e um motor elétrico que permite que o motor de combustão funcione a baixas rotações, ou em certos momentos não funcione, reduzindo assim o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
O Toyota Yaris Cross estará disponível no mercado em quatro versões. O Yaris Cross G MT é a única com câmbio manual e, evidentemente, a mais barata.
Esta versão é equipada com motor 1.5 de quatro cilindros a gasolina, que rende 106 cv e 14,0 kgfm, o mesmo das outras versões não-híbridas.
Equipamentos
O Yaris Cross apresenta um excelente nível de equipamentos. De série, o modelo básico já oferece seis airbags (motorista, passageiros, laterais e de cortina) e freio a disco nas quatro rodas (com discos ventilados na dianteira).
Além disso, possui retrovisores com rebatimento elétrico, sensores de estacionamento na frente e atrás, alerta de frenagem emergencial, assistente de partida em rampa e freio de estacionamento eletrônico.
Comodidades
O modelo também oferece comodidades como central multimídia de 9” e quadro de instrumentos digital com 7”. No exterior, as rodas são de aro 17, assim como a segunda versão, Yaris Cross G CVT, que basicamente repete os equipamentos e adiciona a transmissão CVT.
Previsões
Embora a Toyota do Brasil ainda não tenha confirmado 100%, tudo indica que o Yaris Cross é o modelo híbrido que a marca anunciou para o ano de 2024, com produção em São Paulo.
A intenção da empresa japonesa é oferecer o carro híbrido pleno (HEV) mais barato do país. Ou seja, um híbrido capaz de rodar apenas com o motor elétrico (ainda que não por muito tempo) e que dispensa carregadores externos.
Preço
Para cumprir essa meta, o Yaris Cross deve chegar ao mercado custando menos que os R$ 183.790 cobrados atualmente pelo Corolla Altis Hybrid. Naturalmente, as versões apenas a gasolina serão ainda mais acessíveis.
Exportação
Um dos segredos para a redução do preço será a nacionalização de parte do conjunto mecânico, o que ajudará a aumentar a capacidade produtiva para exportar o SUV para pelo menos 20 países vizinhos a partir do Brasil.