INSSNotícias

MARTELO BATIDO HOJE (08/07) e Alexandre de Moraes aciona STF às pressas com nova ordem que atinge aposentados do INSS com NIS 1,2,3,4,5 a até 9

Alexandre de Moraes aciona STF às pressas com nova ordem que atinge aposentados do INSS com NIS 1,2,3,4,5 a até 9

Alexandre de Moraes aciona STF às pressas com nova ordem que atinge aposentados do INSS com NIS 1,2,3,4,5 a até 9
Alexandre de Moraes aciona STF às pressas com nova ordem que atinge aposentados do INSS com NIS 1,2,3,4,5 a até 9 | Foto: montagem / revistadosbeneficios

A Revisão da Vida Toda é um processo pelo qual aposentados do INSS podem recalcular seus benefícios considerando todas as contribuições feitas ao longo da vida profissional. A ideia é aumentar o valor da aposentadoria, já que contribuições maiores resultam em benefícios maiores.

Esse direito havia sido reconhecido pelo STF em dezembro de 2022, beneficiando aqueles que começaram a contribuir antes de 1994 e se aposentaram entre 1999 e 2009. Contudo, essa possibilidade foi derrubada pela nova decisão do STF em 21 de março de 2024, veja a seguir!

STF toma decisão que impacta aposentados do INSS

Por 7 votos a 4, o STF reverteu seu entendimento anterior e invalidou a possibilidade de revisão para novos pedidos. Ministros como Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Gilmar Mendes votaram contra a revisão, enquanto Edson Fachin e Alexandre de Moraes foram a favor.

A decisão não tem efeito retroativo, ou seja, não afeta aqueles que já obtiveram a revisão. Contudo, novos pedidos de revisão com base em todas as contribuições não serão mais aceitos, e as aposentadorias serão calculadas conforme as regras vigentes à época das contribuições.

Como fica a aposentadoria do INSS após a nova decisão do STF?

Após a decisão, restam dúvidas sobre o destino das ações já em andamento na Justiça. Um julgamento posterior, marcado para 3 de abril de 2023, visava reconsiderar a decisão de março, mas foi adiado por uma nova ordem do ministro Alexandre de Moraes.

A complexidade do tema faz com que o julgamento se prolongue e aumente ainda mais a incerteza entre os aposentados do INSS que esperavam a revisão para melhorar suas condições financeiras.

Calendário de pagamentos do INSS para Julho

Para além da Revisão da Vida Toda, os pagamentos referentes à aposentadoria do INSS continuam normalmente. Veja a seguir o calendário de pagamentos do INSS para julho:

Até 1 salário mínimo:

  • Final 1: 25 de julho;
  • Final 2: 26 de julho;
  • Final 3: 29 de julho;
  • Final 4: 30 de de julho;
  • Final 5: 31 de julho;
  • Final 6: 1 de agosto;
  • Final 7: 2 de agosto;
  • Final 8: 5 de agosto;
  • Final 9: 6 de agosto;
  • Final 0: 7 de agosto.

Acima de 1 salário mínimo:

  • Finais 1 e 6: 1 de agosto;
  • Finais 2 e 7: 2 de agosto;
  • Finais 3 e 8: 5 de agosto;
  • Finais 4 e 9: 6 de agosto;
  • Finais 5 e 0: 7 de agosto.

Você pode acessar o extrato do INSS pelo aplicativo ou pelo site Meu INSS. Para isso, é só fazer login com a conta Gov.br, que é o login único para serviços digitais do governo federal.

Vale destacar que o INSS oferece vários tipos de aposentadoria (como por idade ou invalidez) e outros benefícios, como auxílio-doença, auxílio-reclusão, pensões, salário-família, salário-maternidade, pecúlio e seguro-defeso.

Saulo Moreira

Saulo Moreira dos Santos, 29 anos, é um profissional comprometido com a comunicação e a disseminação de informações relevantes. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador, descobriu sua verdadeira vocação na escrita e na criação de conteúdo digital. Com mais de 15 anos de experiência como redator web, Saulo se especializou na produção de artigos e notícias sobre temas de grande interesse social, incluindo concursos públicos, benefícios sociais, direitos trabalhistas e futebol. Sua busca por precisão e relevância fez dele uma referência nesses segmentos, ajudando milhares de leitores a se manterem informados e atualizados.… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x