O CPF na nota fiscal é uma iniciativa dos governos estaduais para controlar a tributação fiscal do comércio, combater a sonegação de impostos e incentivar a responsabilidade das empresas com a sociedade. Além disso, essa medida também auxilia na luta contra a pirataria.
O programa CPF na nota fiscal foi implementado em diversos estados brasileiros, a exemplo do Rio Grande do Sul (pioneiro em 2012), São Paulo, Maranhão, Rio de Janeiro, Alagoas, Minas Gerais, Bahia, Pará, Amazonas, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rondônia, Paraná, Distrito Federal, Goiás, Paraíba e Espírito Santo.
Dessa forma, participar do programa CPF na nota fiscal oferece uma série de benefícios para os consumidores. Em alguns estados, como São Paulo, Alagoas, Paraná, Goiás e Rondônia, acumular notas fiscais gera um abatimento de até 10% no IPVA do ano seguinte. No Rio de Janeiro, Manaus e Salvador, o desconto é aplicado no IPTU.
Outro benefício interessante do programa CPF na nota fiscal são os sorteios de prêmios. Esses sorteios ocorrem mensalmente e podem variar de R$1.000,00 a até R$ 1 milhão.
Contudo, em meio a esse grande número de benefícios, a Serasa publicou recentemente uma notícia considerada ruim, retirando um mito de 2023 que era reconhecido para quem coloca o CPF na nota. Confira.
Serasa confirmou uma notícia ruim para quem coloca o CPF na nota
De acordo com informações da Serasa, o CPF na nota fiscal é um assunto que frequentemente gera dúvidas entre os consumidores. Muitos acreditam que informar o CPF na nota pode aumentar o Serasa Score, uma pontuação utilizada pelas instituições financeiras para avaliar a probabilidade de um consumidor pagar as contas em dia.
A saber, o Serasa Score é uma ferramenta utilizada pelas instituições financeiras para avaliar o risco de inadimplência de um consumidor. Quanto maior a pontuação, maior a probabilidade de conseguir crédito.
Contudo, de acordo com informações da Serasa, a notícia ruim é que o ato de colocar o CPF na nota não gera um aumento no score. Sendo assim, quem comprou com o CPF na nota em 2023, por exemplo, não terá benefícios na pontuação da Serasa.
“O Score é calculado com base em diversas informações financeiras, como histórico de pagamentos, dívidas em aberto, consultas ao CPF feitas por terceiros, contratos e pagamentos de crédito. Portanto, percebe-se que o número do CPF na nota fiscal não é um dos fatores considerados nesse cálculo”, informou a Serasa.
Ainda segundo informações da Serasa, a resposta definitiva é que o CPF na nota fiscal não afeta diretamente o Serasa Score. A instituição informou que essa pontuação é baseada em outros aspectos financeiros do consumidor, como histórico de pagamentos e dívidas em aberto. Portanto, informar o CPF na nota fiscal não influencia a sua pontuação de crédito.
No entanto, isso não significa que não existam benefícios em informar o CPF na nota, conforme já informado no início da matéria. Ao solicitar a identificação na nota fiscal, você contribui para a fiscalização dos órgãos públicos, auxiliando na prevenção da sonegação fiscal. Além disso, a comprovação da compra pode aumentar a arrecadação e ajudar a identificar possíveis irregularidades fiscais por parte dos estabelecimentos comerciais.
Confira todas as vantagens de informar o CPF na nota fiscal
Embora o CPF na nota fiscal não influencie diretamente o Serasa Score, existem algumas vantagens em pedir a identificação na nota. Confira algumas delas:
Caso você queira cadastrar o CPF na nota fiscal, siga os passos abaixo:
- Verifique se a empresa em que você está realizando a compra oferece a opção de inclusão do CPF na nota fiscal.
- No momento da compra, informe ao atendente que deseja cadastrar o CPF na nota fiscal.
- Forneça seu CPF e aguarde a emissão da nota fiscal com seu número de CPF.
Caso a empresa não ofereça essa opção no momento da compra, verifique se é possível incluir o CPF posteriormente pelo site da Secretaria da Fazenda do seu estado ou por meio de aplicativos específicos de programas de incentivo.
É importante ressaltar que cada estado possui suas próprias regras e programas de incentivo, portanto, é fundamental consultar as informações específicas da região em que você reside.
Como aumentar a pontuação do Serasa Score?
Agora que você já viu que o CPF na nota fiscal não influencia diretamente o Serasa Score, é importante saber como aumentar o Serasa Score.
A saber, um dos principais fatores para manter uma boa pontuação no Serasa Score é pagar as contas em dia. Pagamentos atrasados e dívidas em aberto podem impactar negativamente sua pontuação. Portanto, é fundamental manter as contas em dia e, caso enfrente dificuldades financeiras, buscar negociar as dívidas.
Ademais, ter um bom histórico de crédito também é importante para aumentar o Serasa Score. Isso significa ter um registro positivo de atividades financeiras, como o uso responsável de cartões de crédito, empréstimos e financiamentos. Quanto mais positivo for o seu histórico de crédito, maior a probabilidade de ter uma boa pontuação.
Se você deseja consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo abaixo:
- Baixe o aplicativo da Serasa disponível para Android e iOS, ou acesse o site oficial da Serasa.
- Caso ainda não tenha cadastro, faça-o seguindo as instruções fornecidas. O cadastro é rápido e gratuito.
- Faça o login no aplicativo ou no site.
- Depois de realizar o login, você poderá visualizar sua pontuação do Serasa Score na tela.