Direitos do TrabalhadorFGTSGeral

VITÓRIA: Saque para quem tem carteira assinada é liberado para quem cumprir apenas este pequeno detalhe

VITÓRIA: Saque para quem tem carteira assinada é liberado para quem cumprir apenas este pequeno detalhe
VITÓRIA: Saque para quem tem carteira assinada é liberado para quem cumprir apenas este pequeno detalhe. Imagem: Divulgação

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um relevantíssimo beneficio concedido a todos os trabalhadores que exercem suas funções formalmente, isto é, com carteira assinada. A responsabilidade por realizar repasses mensais, equivalentes a 8% do salário do funcionário, para uma conta da Caixa Econômica Federal vinculada ao contrato de trabalho, recai sobre os empregadores.

O capital acumulado na conta do FGTS serve para cobrir situações emergenciais, como desligamento sem justificativa plausível, doenças graves ou mesmo a aposentadoria. Em tais situações, o trabalhador tem a possibilidade de realizar saques do fundo e resgatar o dinheiro.

Situações para saque do FGTS

Existem, ainda, outras circunstâncias em que o saque pode ser realizado:

  • Encerramento do contrato de trabalho por prazo estipulado;
  • Rescisão de trabalho por insolvência ou óbito do empregador;
  • Rescisão do contrato de trabalho por decisão mútua ou situação de força maior;
  • Situação de calamidade pública ou desastre natural que cause necessidade pessoal urgente e grave;
  • Falecimento do trabalhador (nesse caso, o FGTS pode ser resgatado por herdeiros e dependentes);
  • Quando o trabalhador atinge a idade de 70 anos ou mais;
  • Para financiar a compra de um imóvel.

Saque-aniversário do FGTS

Além das condições mencionadas, os trabalhadores podem optar por uma modalidade de saque anual, conhecida como saque-aniversário. Nessa modalidade, todos os anos, durante o mês de nascimento do trabalhador, este tem a possibilidade de retirar até 50% do saldo disponível na conta do FGTS.

Para ter acesso a esta opção, o trabalhador deve solicitar a alteração da conta do FGTS para esta modalidade. Após a alteração, ele não poderá retornar à modalidade anterior por um período de dois anos e ficará impossibilitado de retirar o valor total do saldo disponível, ainda que tenha o direito de receber uma multa rescisória de 40% paga pelo empregador.

Como sacar o FGTS

Os saques podem ser solicitados através do aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS. Para fazer o saque pelo aplicativo, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o aplicativo do FGTS utilizando o CPF e a senha;
  2. No menu inicial do aplicativo, selecione a opção “meus saques”;
  3. Deslize a tela até encontrar a opção “minha conta bancária”;
  4. Toque em “cadastrar conta bancária”;
  5. Preencha todos os dados da conta bancária que será utilizada para o depósito;
  6. Confira o saldo disponível na tela;
  7. Escolha a modalidade de saque.

Ao finalizar o processo, o dinheiro será depositado na conta informada em, no máximo, 5 dias úteis. Os trabalhadores também podem optar por receber o pagamento em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Ester Farias

Ester Santos Farias, 24 anos, é uma profissional apaixonada pela escrita e pelo universo jurídico. Graduanda em Direito, ela combina sua formação acadêmica com uma sólida experiência como redatora web. Com mais de seis anos de atuação no mercado digital, Ester se especializou na produção de conteúdos sobre benefícios sociais, direitos trabalhistas e direito previdenciário, tornando temas como INSS e BPC mais acessíveis e compreensíveis. Sua dedicação à escrita se reflete na precisão e qualidade dos textos, consolidando sua reputação como referência na produção e revisão de materiais voltados para o público online. Sempre em busca de aprimoramento, Ester alia… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x