Direitos do TrabalhadorGeralPIS-PASEP

PERDEU o prazo de saque do PIS hoje (05/01)? Veja como sacar o abono salarial e tabela de valores atualizada

PERDEU o prazo de saque do PIS hoje (05/01)? Veja como sacar o abono salarial e tabela de valores atualizada
PERDEU o prazo de saque do PIS hoje (05/01)? Veja como sacar o abono salarial e tabela de valores atualizada. Foto: Agência Brasil

O abono salarial é um benefício anual concedido aos trabalhadores que atendem a determinados requisitos estabelecidos pelo programa. No entanto, muitos trabalhadores deixam de realizar o saque dentro do prazo estabelecido, perdendo a oportunidade de receber o valor correspondente.

Segundo a Caixa Econômica Federal, cerca de 84,5 mil trabalhadores não fizeram o saque do abono salarial referente ao ano-base 2021 até o fim do prazo, resultando em um valor remanescente de aproximadamente R$ 71,7 milhões.

Como Fazer o Resgate do Abono Salarial Depois do Prazo?

Se você deixou passar o prazo para resgatar o abono salarial, ainda é possível realizar o saque. Tanto para o PIS quanto para o PASEP, existem procedimentos específicos a serem seguidos.

PIS – Programa de Integração Social

Para o PIS, o primeiro passo é acessar o site da Caixa Econômica Federal. Lá, você encontrará os passos necessários para consultar se há valores remanescentes em seu nome. Caso haja, você poderá entrar em contato com a Caixa Econômica ou com o Ministério do Trabalho e Emprego para obter mais informações sobre como proceder.

PASEP – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público

Para o PASEP, o processo é semelhante. Acesse o site do Banco do Brasil e siga as instruções para realizar a consulta de valores remanescentes em seu nome. Caso existam valores a serem sacados, entre em contato com o Banco do Brasil ou com o Ministério do Trabalho e Emprego para esclarecer as dúvidas e efetuar o resgate.

Quem tem direito ao Abono Salarial?

Para ter direito ao abono salarial, é necessário atender a alguns requisitos estabelecidos pelo programa. É preciso ter cadastro no PIS/PASEP ou no CNIS há pelo menos cinco anos e ter trabalhado com registro formal para empregadores que contribuam ao PIS ou PASEP. No entanto, existem algumas exceções, como empregados domésticos e trabalhadores rurais empregados por pessoa física, que não possuem acesso ao benefício.

O valor do abono salarial é proporcional ao tempo de serviço no ano-base. Para os trabalhadores da iniciativa privada que possuem conta na Caixa Econômica, o benefício é depositado automaticamente. Já para os demais trabalhadores, os valores são depositados na poupança social digital. No caso do PASEP, o pagamento é feito por meio de crédito em conta no Banco do Brasil, caso o trabalhador seja correntista.

Calendário do Abono Salarial de 2024

O calendário do abono salarial de 2024 já foi divulgado, estabelecendo as datas de pagamento para o ano-base 2022. Os pagamentos ocorrerão entre 15 de fevereiro e 27 de dezembro do próximo ano. Estima-se que quase 24,5 milhões de trabalhadores receberão o abono salarial nesse período, totalizando uma liberação aproximada de R$ 23,9 bilhões.

Mesmo que você tenha perdido o prazo para resgatar o abono salarial, ainda há possibilidades de realizar o saque. Através dos sites da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, é possível consultar se há valores remanescentes em seu nome e obter orientações sobre como proceder. No entanto, é importante ficar atento aos requisitos estabelecidos para ter direito ao benefício. Aproveite também para se programar de acordo com o calendário do abono salarial, garantindo que você receba o valor correspondente ao seu tempo de serviço no ano-base.

Abquesia Farias

Abquesia Farias Modesto é uma jovem profissional entusiasta da comunicação digital. Aos 22 anos, cursa graduação na Faculdade Pitágoras, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, onde aprimora seus conhecimentos e habilidades na área. Com mais de quatro anos de experiência como redatora web, especializou-se na produção de conteúdos informativos sobre temas essenciais para o cotidiano dos brasileiros. Seu trabalho abrange benefícios sociais, como Bolsa Família e Auxílio-Gás, além de direitos trabalhistas, incluindo FGTS e PIS/PASEP. Além disso, possui ampla experiência na área de finanças e investimentos, oferecendo informações acessíveis e relevantes para quem busca aprimorar sua vida… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x