O Santander Brasil lançará em novembro o Pix Automático para empresas clientes do banco, antecipando-se ao prazo oficial do Banco Central, previsto para junho de 2025. Essa iniciativa visa fidelizar e atrair novas companhias.
O Pix Automático simplificará cobranças recorrentes, beneficiando diversos setores empresariais. Diferentemente do débito automático, que requer acordos individuais entre empresas e bancos, o novo serviço permitirá centralizar operações em uma única instituição financeira.
“Nós queremos ser o banco de escolha das pessoas jurídicas, sem dúvida nenhuma, afirmou à Reuters o diretor de produtos para pessoas jurídicas do banco, Paulo Duailibi, acrescentando que o Santander está se antecipando para “quando o mercado for intercambiável seja possível virar a chave de maneira simples”.
Inicialmente programado para 28 de outubro, o lançamento do Pix Automático para o público geral foi adiado pelo BC para 16 de junho de 2025. Contudo, várias instituições financeiras já estavam adiantadas em seus preparativos. O Banco do Brasil, por exemplo, já convida clientes para testes piloto.
Duailibi não forneceu estimativas numéricas sobre o impacto nas receitas, mas prevê mudanças no perfil das transações. Ele acredita que as empresas continuarão a diversificar suas operações entre diferentes bancos e, baseado em diálogos com clientes corporativos, não vê risco de perder participação no mercado de pagamentos.
“Nós vamos ter um ‘share’ importante nesse novo mercado. Eu não tenho a menor dúvida com relação a isso. Mas, sim, haverá concorrência entre os bancos“, ponderou, ressaltando que o Santander também está colaborando com empresas para criar diferenciais competitivos.
O executivo destacou o grande interesse das empresas nesse serviço, que “traz simplificação operacional”, além de outros benefícios. Entre eles, está a agilização do repasse do pagamento do cliente à empresa, passando de D+1 para D+0.
O Santander não só busca atrair empresas antes da implementação oficial, mas também educar seus clientes pessoa física sobre o novo serviço. Isso inclui esclarecer dúvidas que possam surgir quando uma empresa anunciar o uso do Pix Automático por meio de outro banco.
“Eu quero deixar o meu cliente pessoa física tranquilo que o débito automático dele vai ocorrer… que ele não precisa mudar de banco, por exemplo”, explicou Duailibi.
Sobre as tarifas para empresas no novo serviço (que será gratuito para pessoa física), ele informou que o banco ainda está definindo. Para o lançamento em novembro, quando as operações serão apenas dentro da rede Santander, “a princípio, nada muda”, afirmou.
“Vamos observar como as coisas acontecem. Mas, a princípio, nada muda. A princípio, estamos focados na viabilização, colocar a solução no ar da forma mais simples possível para que os clientes pessoas jurídicas façam isso de maneira muito simples e os clientes pessoas físicas comecem a entender o que é isso.”
Duailibi ressaltou que o banco continuará trabalhando nessa transformação, que se tornará “mais robusta em meados do próximo ano”.
Como abrir uma conta Santander?
Atualmente, você pode abrir uma conta rapidamente pelo site do Santander ou pelo aplicativo, disponível para Android e iOS.
Basta clicar na opção “Abrir conta” abaixo e seguir as instruções. O processo é rápido e seguro, levando apenas alguns minutos.
Telefone Santander
Se ainda tiver dúvidas, você pode contatar o Santander pelos seguintes números:
- 0800 762 7777: capitais e regiões metropolitanas;
- 55 11 3012 3336: ligações do exterior;
- 0800 771 0401: pessoas com deficiência auditiva e de fala.