SAIU decisão importantíssima sobre o 13º SALÁRIO DO BOLSA FAMÍLIA e milhares de famílias serão beneficiadas
No final de ano, é comum que as pessoas busquem uma renda extra para conseguir realizar suas festas e pagar suas pendências de maneira mais tranquila. E para os beneficiários do programa Bolsa Família, é importante estar atento às atualizações. Recentemente, uma decisão importantíssima sobre o 13° salário do Bolsa Família foi divulgada, trazendo tanto notícias ruins quanto boas.
Embora o 13° salário seja muito aguardado pelos brasileiros que são beneficiados pelo Bolsa Família, o pagamento, que foi concedido apenas uma vez na época de Jair Bolsonaro, foi novamente negado, agora dessa vez pelo atual Governo Federal.
No entanto, o governo anunciou a liberação de um abono extra em dezembro, conhecido como Vale-Gás. Para que não sabe, o Vale-Gás é um benefício que será disponibilizado como uma substituição ao 13° salário do Bolsa Família. No entanto, é importante ressaltar que apenas um contingente menor de beneficiários terá direito a recebê-lo, totalizando cerca de 6 milhões de famílias.
Para se qualificar para o Vale-Gás, é necessário cumprir algumas regras estabelecidas pelo programa. São elas:
- Ter inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico);
- Possuir renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 606);
- Ter renda familiar total igual ou inferior a três salários mínimos;
- Ser incluído em programas de transferência de renda implementados pelas três esferas de governo, mesmo que a renda familiar seja superior a três salários mínimos;
- Ter entre os membros da família uma pessoa que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).
É importante ressaltar que o abono será liberado apenas para aqueles que possuem o cadastro atualizado no CadÚnico. Dessa forma, o governo tem como objetivo garantir que as informações sejam legítimas e que o benefício seja direcionado às pessoas que realmente necessitam.
Como receber o Vale-Gás?
Para receber o Vale-Gás, os beneficiários devem estar atentos às orientações divulgadas pelo Governo Federal. Geralmente, o pagamento é realizado no mês de dezembro, mas é importante acompanhar as informações oficiais para saber a data exata. Além disso, é necessário verificar se o cadastro no CadÚnico está atualizado, garantindo assim a legitimidade das informações e a elegibilidade para receber o abono.
Como ocorre mensalmente, o pagamento do Bolsa Família é feito de acordo com o número final do NIS de cada beneficiário. Na próxima segunda-feira, 27 de novembro, serão contemplados aqueles com NIS final 7. Confira o calendário completo:
- NIS final 1: 17 de novembro (já pago);
- NIS final 2: 20 de novembro (já pago);
- NIS final 3: 21 de novembro (já pago);
- NIS final 4: 22 de novembro (já pago);
- NIS final 5: 23 de novembro (já pago);
- NIS final 6: 24 de novembro (já pago);
- NIS final 7: 27 de novembro;
- NIS final 8: 28 de novembro;
- NIS final 9: 29 de novembro;
- NIS final 0: 30 de novembro.