A Receita Federal realiza toda a comunicação oficial através do portal Gov.Br ou pelo e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Caso você tenha direito ao restituição do Imposto de Renda (IRPF), o valor é depositado automaticamente na conta bancária indicada na sua declaração. Não é preciso fazer nenhuma ação adicional para receber o dinheiro.
Consulta simplificada do status do reembolso
Para checar se o reembolso foi processado ou o valor depositado, acesse o aplicativo da Receita Federal ou o site da RFB.
Serão informados o valor, banco, data do depósito e total do reembolso corrigido (os dois últimos dados apenas no caso de reembolso já enviado para crédito em conta) e orientações caso não tenha sido disponibilizado na data prevista, na agência bancária indicada.
Será necessário fazer login via conta Gov.br nível Prata ou Ouro (pelo aplicativo da Receita Federal ou opção Meu Imposto de Renda, disponível no e-CAC).
O que fazer em caso de problemas com o reembolso
Reembolso não recebido ou diferente:
Se você acha que o valor do reembolso está errado ou se ainda não recebeu o dinheiro, confira o extrato da sua declaração de Imposto de Renda no portal e-CAC. No extrato, você pode ver se há alguma pendência ou ajuste necessário. Se precisar corrigir alguma informação, envie uma declaração retificadora.
Reembolso “Disponível para reagendamento”:
Se seu reembolso ficou disponível, mas você não sacou o valor no prazo de 1 ano, o dinheiro volta para a Receita Federal. Nesse caso, você precisa reagendar o saque diretamente no site do Banco do Brasil ou ligando para a Central de Atendimento do BB nos números:
- 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas)
- 0800-729-0001 (outras regiões)
- 0800-729-0088 (exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).
Pedido de reembolso de imposto pago a mais
Se você pagou mais imposto do que devia ou o pagamento foi feito de forma errada, após o processamento da declaração, você pode pedir a devolução pelo sistema PER/DCOMP (Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação). O pedido pode ser feito direto no portal da Receita Federal ou usando o programa específico disponível no site.
Assim, todas as informações sobre seu reembolso estão acessíveis pelo e-CAC através do login Gov.Br ou aplicativo da Receita Federal, garantindo segurança e evitando riscos de cair em golpes.