EconomiaGeral

Pagamento de R$0,00: COMUNICADO com PRESENTE para IDOSOS a partir de 60 anos que desejam isenção do IPVA acaba de sair

Redução no Valor do IPVA em 2024: Informações e Dicas
IPVA. Foto: Reprodução

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um tributo que já começou a ser cobrado em todos os estados brasileiros para o ano de 2024. No entanto, algumas pessoas podem ter direito a isenção total ou descontos significativos, a exemplo dos idosos com mais de 60 anos.

A saber, o IPVA é um imposto anual cobrado sobre a propriedade de veículos automotores, como carros, motos, caminhões, vans, ônibus, micro-ônibus e similares. O pagamento é feito para o governo estadual, por meio da Secretaria da Fazenda, e o valor arrecadado é utilizado para investimentos no estado e na cidade de emplacamento.

A isenção ou a possibilidade de obter descontos no IPVA 2024 para idosos depende da legislação de cada estado. Enquanto alguns estados concedem a isenção total do imposto para pessoas com mais de 60 anos, outros oferecem descontos proporcionais à idade do veículo ou à situação financeira do idoso.

Porém, é importante ressaltar que, de acordo com a lei federal, os idosos não têm a garantia de isenção ou desconto do IPVA. Cada estado tem autonomia para estabelecer suas próprias regras e critérios para a concessão desses benefícios.

Como os idosos podem pagar R$0,00 no IPVA e receber a isenção?

Para que os idosos possam ser contemplados com a isenção do IPVA 2024, é comum que sejam considerados os seguintes critérios:

  1. Idade: geralmente, é necessário ter mais de 60 anos para pleitear a isenção do IPVA.
  2. Baixa renda: em alguns estados, a isenção é concedida apenas para idosos que comprovem baixa renda.
  3. Veículo com mais de 20 anos: em determinadas situações, a isenção é válida para veículos com mais de 20 anos de fabricação.

Embora não haja uma lei federal que garanta a isenção do IPVA para idosos, existe um projeto de lei em tramitação que propõe algo semelhante. Em 2020, o deputado Alexandre Frota (PSDB/SP) apresentou o Projeto de Lei 2937/2020, que ainda aguarda aprovação pela Câmara dos Deputados, Senado Federal e sanção presidencial.

Esse projeto propõe que pessoas com mais de 60 anos tenham abatimento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de automóveis novos, ou seja, carros zero quilômetro. A ideia é que ao tornar o produto mais acessível para esse grupo específico, a indústria automotiva seja beneficiada com um aumento nas vendas.

Veículos isentos do IPVA 2024

A possibilidade de isenção do IPVA em 2024 está relacionada à idade do veículo. Quanto mais antigo for o automóvel, menor será o valor do imposto. Cada estado determina as regras específicas para a isenção de acordo com a data de fabricação do veículo.

A seguir, apresentamos uma tabela com alguns estados brasileiros e a idade mínima do veículo para a isenção do IPVA em 2024:

Estado Idade do Carro Isento de IPVA
Acre (AC) A partir de 20 anos de fabricação
Alagoas (AL) A partir de 31 de dezembro de 2002
Amapá (AP) A partir de 10 anos de fabricação
Amazonas (AM) A partir de 15 anos de fabricação
Bahia (BA) A partir de 15 anos de fabricação
Ceará (CE) A partir de 15 anos de fabricação
Distrito Federal (DF) A partir de 15 anos de fabricação
Espírito Santo (ES) A partir de 15 anos de fabricação
Goiás (GO) A partir de 15 anos de fabricação
Maranhão (MA) A partir de 15 anos de fabricação
Mato Grosso (MT) A partir de 18 anos de fabricação
Mato Grosso do Sul (MS) A partir de 20 anos de fabricação
Minas Gerais (MG) A partir de placa preta ou de valor histórico
Pará (PA) A partir de 15 anos de fabricação
Paraíba (PB) A partir de 15 anos de fabricação
Paraná (PR) A partir de 20 anos de fabricação
Pernambuco (PE) Não isenta
Piauí (PI) A partir de 15 anos de fabricação
Rio de Janeiro (RJ) A partir de 15 anos de fabricação
Rio Grande do Norte (RN) A partir de 10 anos de fabricação
Rio Grande do Sul (RS) A partir de 20 anos de fabricação
Rondônia (RO) A partir de 15 anos de fabricação
Roraima (RR) A partir de 10 anos de fabricação
Santa Catarina (SC) A partir de 30 anos de fabricação
São Paulo (SP) A partir de 20 anos de fabricação
Sergipe (SE) A partir de 15 anos de fabricação
Tocantins (TO) A partir de 30 anos de fabricação

Tabela: Fonte: g1/economia

Isenção para pessoas com deficiência

Além dos idosos, também é importante mencionar que pessoas com deficiência têm direito à isenção do IPVA em alguns estados. No entanto, os tipos de deficiência que garantem esse benefício podem variar de acordo com a legislação de cada estado. É fundamental verificar as regras específicas para cada caso.

O IPVA 2024 já está sendo cobrado em todos os estados brasileiros, mas os idosos podem ter direito a isenção total ou descontos significativos. Embora não haja uma lei federal que garanta esses benefícios, cada estado estabelece suas próprias regras e critérios para a concessão da isenção.

Além disso, um projeto de lei em tramitação propõe abatimento do IPI na compra de carros zero quilômetro para idosos. É importante consultar a legislação específica de cada estado para entender os critérios e requisitos necessários para a obtenção desses benefícios.

Abquesia Farias

Abquesia Farias Modesto é uma jovem profissional entusiasta da comunicação digital. Aos 22 anos, cursa graduação na Faculdade Pitágoras, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, onde aprimora seus conhecimentos e habilidades na área. Com mais de quatro anos de experiência como redatora web, especializou-se na produção de conteúdos informativos sobre temas essenciais para o cotidiano dos brasileiros. Seu trabalho abrange benefícios sociais, como Bolsa Família e Auxílio-Gás, além de direitos trabalhistas, incluindo FGTS e PIS/PASEP. Além disso, possui ampla experiência na área de finanças e investimentos, oferecendo informações acessíveis e relevantes para quem busca aprimorar sua vida… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x