PRAZO para o saque do PIS/PASEP 2023 está se encerrando; veja de você tem direito e como fazer o resgate
Anualmente, o Governo Federal disponibiliza o pagamento do PIS/PASEP, um benefício essencial para vários trabalhadores formais em todo o Brasil. Este ano, os fundos já foram liberados para saque e devem ser solicitados pelos empregados até o dia 28 de dezembro.
Pagamentos do PIS/PASEP em 2023
Os pagamentos efetuados em 2023 foram baseados no ano de 2021. Portanto, para ser elegível ao benefício, é necessário que o trabalhador tenha exercido alguma atividade formal durante esse período.
Os recursos foram disponibilizados desde janeiro, encerrando-se em julho, ou seja, o dinheiro já está pronto para retirada. A retirada do benefício deve ser feita no banco encarregado pelo pagamento. Para os funcionários públicos, o depósito é realizado pelo Banco do Brasil.
Por outro lado, para os trabalhadores da iniciativa privada, a Caixa Econômica Federal é responsável pelo pagamento. Aqueles que ainda não realizaram a retirada dos recursos devem procurar um dos bancos para efetivar o saque.
Critérios para receber o PIS/PASEP
Para ser elegível ao PIS/PASEP, o trabalhador deve atender a certos critérios estabelecidos pela legislação brasileira. São eles:
- Ter trabalhado formalmente no ano base do pagamento;
- Possuir média salarial de, no máximo, dois salários mínimos;
- Estar inscrito no PIS/PASEP há, no mínimo, cinco anos;
- Estar com os dados devidamente atualizados no RAIS/e-Social.
Além disso, o valor que será recebido pelo trabalhador varia de acordo com o período trabalhado no ano base.
Cálculo do valor do PIS/PASEP
Para determinar quanto receberá, o trabalhador deve dividir o salário mínimo, que atualmente é de R$ 1.320, por 12. Em seguida, multiplica o resultado pelo total de meses trabalhados.
Para ser considerado um mês de trabalho, a atividade deve ter sido exercida por um período mínimo de 15 dias. O valor final obtido após o cálculo será o valor que o trabalhador tem direito a sacar
Como consultar o PIS/PASEP
Para verificar se você tem direito ao abono salarial, você pode consultar de várias maneiras.
PIS (trabalhador de empresa privada):
- Aplicativo Caixa Trabalhador;
- Site da Caixa (clique em “Consultar pagamento”);
- Telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207;
- Postos da Superintendência Regional do Trabalho.
PASEP (servidor público):
- Site do Banco do Brasil;
- Telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos);
- Postos da Superintendência Regional do Trabalho.
Para trabalhadores do setor privado, a consulta pode ser feita no site da Caixa, na seção “Consultar pagamento”. No caso dos servidores públicos, a consulta é realizada pelo site do Banco do Brasil.
Onde sacar o PIS/PASEP?
Funcionários de empresa privada:
- Se possuir Cartão Cidadão e senha cadastrada, o saque pode ser feito em caixas eletrônicos da Caixa, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui;
- Se não tiver o Cartão Cidadão, o saque é feito em uma agência da Caixa, com documento de identificação;
- Se for correntista individual da Caixa, o abono será depositado diretamente na conta, caso tenha saldo acima de R$ 1 e movimentação.
Servidor público:
- O saque é feito nas agências do Banco do Brasil, com documento de identificação. Servidores correntistas do banco recebem o dinheiro diretamente na conta. Quem tem conta em outro banco pode fazer a transferência sem custo em uma agência do BB ou pela internet.