PIX RECHEADO: Governo surpreende e brasileiros entram na LISTA para receber DEVOLUÇÃO DE IMPOSTO de última hora
A Receita Federal disponibilizou a consulta ao 5º lote de restituição do Imposto de Renda 2023. Esta etapa é crucial para os contribuintes que desejam verificar a situação de sua declaração e se serão contemplados com a restituição.
A saber, a restituição do IRPF ocorre quando o contribuinte paga mais impostos do que deveria ao longo do ano. Desta forma, a Receita Federal devolve o valor pago a mais, corrigido pela taxa básica de juros, a Selic.
Consulta ao 5º lote liberada
A consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda foi liberada pela Receita Federal na última sexta-feira (22), às 10h. Para realizar a consulta, o contribuinte precisa acessar o site da Receita Federal e seguir os passos indicados.
Para conferir a disponibilidade da restituição, o contribuinte deve:
- Acessar o site da Receita Federal;
- Clicar em “Meu Imposto de Renda”;
- Em seguida, clicar em “Consultar a Restituição”.
Caso haja alguma pendência na declaração, o contribuinte poderá corrigi-la retificando as informações.
Quem terá prioridade na restituição?
A Receita Federal estabelece algumas prioridades para o pagamento da restituição. Neste quinto lote, terão prioridade:
- Contribuintes idosos acima de 80 anos;
- Contribuintes entre 60 e 79 anos;
- Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix.
Quando será realizado o crédito bancário?
O crédito bancário para os contribuintes contemplados será realizado no dia 29 de setembro. O valor total a ser restituído neste lote é de R$ 1.965.610.737.
O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
O que fazer caso o valor não seja depositado?
Caso o valor da restituição não seja depositado na data prevista, o contribuinte deve solicitar o resgate pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Se o contribuinte identificar alguma pendência na declaração, ele pode retificá-la corrigindo as informações equivocadas. Outra forma de consultar a liberação das restituições e a situação do CPF é pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
A consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda 2023 é uma etapa importante para os contribuintes. Com ela, é possível verificar se a declaração foi processada sem pendências e se o contribuinte será contemplado com a restituição.