PIX EXTRA: Lula confirma 2 viradas inesperadas no Bolsa Família e vai impactar NIS 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0
Para a surpresa de muitos brasileiros, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou recentemente duas alterações significativas no programa Bolsa Família. As propostas têm como objetivo revolucionar a forma como os beneficiários se relacionam com este mecanismo de assistência social.
As principais mudanças envolvem a implementação de um PIX extra exclusivo para os beneficiários do programa. No entanto, a segunda alteração que beneficia os beneficiários é a introdução de um novo método de pagamento, que em breve deve ser confirmada e divulgada aos brasileiros. Essas modificações têm o potencial de trazer mais agilidade, flexibilidade e eficiência ao processo, especialmente para aqueles que utilizam o auxílio para cobrir suas necessidades diárias.
PIX Extra do Bolsa Família em fevereiro
Dentre as inovações propostas, o governo brasileiro implementou uma medida de apoio fundamental às famílias de baixa renda: um adicional do Pix no valor de R$ 102, proveniente do Caixa Tem, destinado a subsidiar a compra de gás de cozinha.
Essa iniciativa, batizada de Auxílio Gás e instituída em 2021, visa fornecer um pagamento extra aos beneficiários do Bolsa Família. O benefício é disponibilizado bimestralmente, através de uma transação Pix no Caixa Tem, e seu valor é ajustado conforme o preço médio do botijão de gás de 13kg.
Para se qualificar para o Auxílio Gás, os candidatos devem estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e ter uma renda familiar per capita de até meio salário mínimo, ou uma renda familiar total que não exceda três salários mínimos.
Calendário de pagamento de fevereiro
O pagamento do Bolsa Família de fevereiro começa a ser feito na próxima sexta-feira (16) para cerca de 21 milhões de famílias. Os depósitos serão realizados pela Caixa Econômica Federal sempre em dias úteis até o dia 29 e o calendário segue a ordem do número final do NIS.
Confira o calendário de pagamento do Bolsa Família para o mês de Fevereiro:
- 16 de Fevereiro: NIS terminando em 1
- 17 de Fevereiro: NIS terminando em 2
- 20 de Fevereiro: NIS terminando em 3
- 21 de Fevereiro: NIS terminando em 4
- 22 de Fevereiro: NIS terminando em 5
- 23 de Fevereiro: NIS terminando em 6
- 24 de Fevereiro: NIS terminando em 7
- 27 de Fevereiro: NIS terminando em 8
- 28 de Fevereiro: NIS terminando em 9
- 29 de Fevereiro: NIS terminando em 0
Como evitar o bloqueio do Bolsa Família?
Para evitar o bloqueio do Bolsa Família, é crucial cumprir com as condições estabelecidas pelo programa e manter seu cadastro atualizado.
Aqui estão algumas dicas para ajudar a evitar o bloqueio:
- Esteja dentro dos critérios de elegibilidade: Esteja certo de que sua renda familiar per capita não ultrapassa os limites determinados pelo governo e que você cumpre outros critérios de elegibilidade.
- Mantenha as informações atualizadas: É de extrema importância que seus dados cadastrais estejam atualizados no CadÚnico, bem como as informações sobre membros da família, renda e condições socioeconômicas.
- Cumpra as condicionalidades do programa: Cumpra as condições impostas pelo governo ao programa, como a frequência escolar de crianças e adolescentes, o acompanhamento da saúde, entre outros.
- Fique atento aos prazos: Esteja por dentro dos prazos para atualização cadastral e cumprimento das condições estabelecidas pelo programa. Perder prazos importantes pode resultar no bloqueio do benefício.
- Mantenha-se informado: Esteja sempre atento às informações fornecidas pelo governo sobre o programa Bolsa Família. Isso inclui possíveis mudanças nas regras e nos requisitos de elegibilidade.