PIX ficou de lado HOJE (01/03) e Bolsa Família terá OUTRA forma de pagamento
O avanço da tecnologia tem trazido diversas transformações para a sociedade, e uma delas é a digitalização das moedas. No Brasil, está em desenvolvimento uma nova moeda digital chamada Drex, que promete facilitar o pagamento do Bolsa Família mesmo em locais sem acesso à internet e onde o PIX não é acessível.
A saber, essa iniciativa é estudada pela Caixa Econômica Federal em parceria com o Banco Central, Elo e Microsoft, e tem como objetivo trazer mais inclusão financeira e comodidade para os beneficiários do programa social.
PIX pode ficar de lado para dar espaço ao pagamento do Bolsa Família via Drex
O Drex faz parte da família do Pix, uma tecnologia de transações instantâneas, porém com uma proposta ainda mais inovadora: ser a própria moeda digital.
Diferente das criptomoedas, o Drex terá o valor equivalente ao real e não sofrerá variações. Além disso, será mais rastreável do que o dinheiro físico, o que facilitará a identificação e combate a possíveis fraudes.
O projeto-piloto do Drex está sendo desenvolvido pelo Banco Central em parceria com a Elo e Microsoft, contando com a participação de 16 instituições, entre elas a Caixa Econômica Federal.
Essa parceria tem como objetivo estudar a viabilidade e implementação do uso do Drex em diversos produtos e serviços oferecidos pela Caixa.
Pagamento offline para benefícios sociais como o Bolsa Família
Uma das possibilidades trazidas pelo Drex é o pagamento offline para benefícios sociais, como o Bolsa Família. Atualmente, os beneficiários precisam ter acesso à internet ou se deslocar até uma agência bancária para sacar o dinheiro.
Com o uso do Drex, essa realidade pode mudar, permitindo que os beneficiários recebam o benefício em um cartão offline.
Segundo Rafael Dias Silva, superintendente nacional da Caixa Econômica Federal, a função de pagamento offline específica para o Bolsa Família começará a ser testada em abril e maio.
Essa medida busca facilitar a vida dos beneficiários que vivem em locais de difícil acesso à internet e às agências bancárias, como comunidades ribeirinhas.
Os benefícios do uso do Drex
O uso do Drex trará diversos benefícios tanto para os beneficiários do Bolsa Família quanto para o governo e as instituições financeiras.
Além da comodidade de poder realizar pagamentos offline, os beneficiários não precisarão se deslocar para outras cidades para sacar o dinheiro, o que representa uma economia de tempo e dinheiro.
Para o governo, o Drex facilitará o controle dos pagamentos, uma vez que todas as transações poderão ser rastreadas. Isso também contribuirá para a redução de fraudes e irregularidades, aumentando a segurança e eficiência do programa social.
Já para as instituições financeiras, o uso do Drex representa uma oportunidade de modernização e inovação, além de possibilitar a inclusão financeira de um maior número de pessoas.
Com a digitalização das transações, os custos operacionais também podem ser reduzidos, tornando o processo mais eficiente e econômico.
A carteira digital e a acessibilidade ao Drex
Para ter acesso ao Drex, será necessário possuir uma carteira digital em uma instituição autorizada pelo Banco Central. Essa carteira funcionará como uma conta virtual, onde os usuários poderão armazenar e movimentar seus Drex.
A ideia por trás da carteira digital é proporcionar uma experiência fácil e acessível para todos os usuários.
Assim como os aplicativos de bancos e carteiras digitais existentes, a carteira do Drex deverá ser intuitiva e de fácil utilização, permitindo que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos avançados em tecnologia, possa utilizar a moeda digital de forma segura e eficiente.
Bolsa Família vai fazer pagamentos de março
O calendário de pagamento do Bolsa Família é divulgado anualmente pelo Ministério da Cidadania e estabelece as datas em que os benefícios serão pagos para saque, levando em consideração o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do titular do benefício.
Neste mês de março, haverá dois presentes que serão pagos como antecipações nos pagamentos do Bolsa Família. As segundas-feiras que seriam pagas nos sábados anteriores serão antecipadas. Confira as datas:
- NIS de final 1: depósito na conta em 15 de março
- NIS de final 2: depósito na conta em 18 de março (1º presente, pagamento será no sábado, dia 16/03)
- NIS de final 3: depósito na conta em 19 de março
- NIS de final 4: depósito na conta em 20 de março
- NIS de final 5: depósito na conta em 21 de março
- NIS de final 6: depósito na conta em 22 de março
- NIS de final 7: depósito na conta em 25 de março (2º presente, pagamento será no sábado, dia 23/03)
- NIS de final 8: depósito na conta em 26 de março
- NIS de final 9: depósito na conta em 27 de março
- NIS de final 0: depósito na conta em 28 de março
É importante lembrar que as datas de pagamento do Bolsa Família podem variar de acordo com o final do NIS e que os valores são depositados diretamente na conta bancária do titular do benefício. Caso a família não possua uma conta bancária, o saque pode ser realizado em uma agência da Caixa Econômica Federal.