A péssima notícia para os brasileiros cadastrados com o CPF na Serasa acaba de sair atingindo 80% dos devedores

Uma pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil revelou que 80% dos brasileiros voltam à lista de inadimplentes em menos de um ano após quitar dívidas negociadas.

César Bergo, economista e professor da UnB, destaca que o planejamento inadequado e a falta de educação financeira são fatores cruciais nesse cenário. Ele diz que muitas pessoas se animam para renegociar dívidas, mas não se preocupam em fazer um controle de gastos e receitas.

A péssima notícia para os brasileiros cadastrados com o CPF na Serasa acaba de sair atingindo 80% dos devedores
A péssima notícia para os brasileiros cadastrados com o CPF na Serasa acaba de sair atingindo 80% dos devedores – Imagem: Reprodução.

O especialista ressalta que a educação financeira ajuda as pessoas a entenderem a importância de ter uma reserva de emergência. Isso evitaria o pagamento de juros altos, como os de cartão de crédito e cheque especial, mas infelizmente não é o que acontece.

O estudo também mostrou que, em agosto, 86,31% das negativações foram de devedores reincidentes. Destes, 63% não haviam quitado dívidas antigas e 22% tinham saído da lista de inadimplentes nos últimos 12 meses, mas retornaram. Apenas 13,69% não tinham restrições no CPF no último ano.

A pesquisa destaca a importância do planejamento financeiro e da educação econômica para evitar o ciclo de endividamento. Aprender a controlar gastos, criar reservas e entender os riscos do crédito são habilidades essenciais para manter uma saúde financeira estável e evitar a reincidência na inadimplência.

Bergo também explica que a inflação afeta diretamente essas questões, fazendo os preços subirem e dificultando a manutenção do padrão de vida das pessoas. No entanto, ele destaca que o maior impacto na inadimplência vem dos juros altos.

O especialista acrescenta que quanto maior a inflação, mais o Banco Central tende a subir a Selic, criando um ciclo vicioso onde as pessoas se endividam, pegam novos empréstimos para pagar os antigos, sempre a taxas maiores.

Aumento do IPCA

Na última quarta-feira (8/10), o IPCA mostrou que os preços subiram 0,44% em setembro, a maior alta desde 2021. O economista explica que um dos fatores por trás disso é o aumento de 1,8% no grupo Habitação, com a energia elétrica residencial subindo 5,36% no mês.

Bergo afirma que a bandeira vermelha encareceu as contas de luz, especialmente após a Aneel elevar a bandeira para o nível 2.

O nível 2 implica um aumento de 8% na conta de luz e as pessoas acabam tendo muita dificuldade de honrar esses compromissos, como a questão da água, da luz, que são dois insumos importantíssimos para a família“, ressaltou.

“Portanto, a energia elétrica, que foi a vilã da inflação no mês passado, provavelmente vai continuar sendo a vilã”, adverte o economista.

Como verificar dívidas ativas na Serasa

Os registros de dívidas ativas são referentes a débitos com os governos – federal, estadual ou municipal. Quem deve a alguma dessas esferas pode ter o nome incluído na dívida ativa. Isso indica que há impostos, taxas, multas ou tributos pendentes.

Esse tipo de dívida traz problemas ao titular do CPF, como impossibilidade de participar de licitações, obter financiamentos públicos ou emitir certos documentos.

Dívidas com o Governo Federal, por exemplo, resultam na inclusão no Cadin, o Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal.

Para consultar dívidas e checar se há pendências com os governos, é necessário fazer a busca no portal online de cada esfera:

Dívida ativa federal

  • Para consultar a dívida ativa da União, use o Regularize, o portal digital da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
  • Ao entrar como pessoa física, faça login com CPF ou pela conta gov.br;
  • No site, clique em “Consultar dívida ativa”;
  • Selecione entre “Dívida não previdenciária”, “Dívida previdenciária” ou “Dívida FGTS”. As informações aparecem na hora;
  • Dívidas federais incluem pendências com a Justiça Eleitoral, Previdência Social, Receita Federal e débitos do Simples Nacional;
  • No mesmo portal, é possível quitar as dívidas, pagando tudo ou negociando.

Dívida ativa estadual

  • Acesse o site da Secretaria da Fazenda ou Procuradoria Geral do seu estado. Geralmente, há um link específico para buscar dívidas ativas estaduais.
  • São Paulo, por exemplo, tem um site próprio para dívida ativa, com área de consulta e pagamentos.
  • Dívidas estaduais incluem débitos de IPVA, ISS e multas de trânsito.

Dívida ativa municipal

  • Pesquise diretamente no site da sua cidade. Busque por “dívida ativa” no portal municipal para encontrar a consulta.
  • Não pagar o IPTU, por exemplo, leva à inscrição na dívida ativa municipal.
Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos.Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se manterem bem informadas sobre temas essenciais para a vida profissional e social.Ao interpretar legislações trabalhistas, analisar editais de concursos ou detalhar benefícios sociais, Carolina Ramos Farias reafirma sua missão de tornar a informação mais compreensível e relevante para o público.