PÉSSIMA NOTÍCIA para beneficiários do BOLSA FAMÍLIA: Cancelamento confirmado nesta terça-feira (12/9)
As famílias brasileiras que vivem em situação de vulnerabilidade social dependem, muitas vezes, de benefícios governamentais para conseguirem se manter com dignidade. Desse modo, um dos programa assistenciais disponibilizados é o Bolsa Família, que é pago mensalmente aos beneficiários, com o valor mínimo atual de R$ 600.
A saber, o Bolsa Família é um programa de transferência de fundos do Governo Federal, que foi criado para ajudar as famílias em situação de pobreza, registradas no Cadastro Único, com uma renda per capita mensal de menos de R$ 218,00, e que cumpram com as condições de saúde e educação. Agora, estas famílias enfrentam o cancelamento de seus benefícios.
No entanto, nesta semana, milhares de famílias foram surpreendidas com a notícia de cancelamento de cadastros do pagamento do benefício.
Pagamento do Bolsa Família será cancelado em setembro?
De antemão, é importante destacar que o Governo Federal realizará um novo pente-fino, a fim de evitar golpes e fraudes, como pagamentos para cidadãos que não se enquadram nos requisitos exigidos. Portanto, a partir deste mês de setembro, o governo brasileiro começará a efetuar bloqueios e cancelamentos no Bolsa Família.
É importante destacar que as famílias com informações desatualizadas ou irregularidades em seus cadastros serão as mais afetadas por estes bloqueios. Por esse motivo, o governo tem enfatizado e divulgado a necessidade de manter o cadastro sempre atualizado com as informações mais recentes da família, a fim de evitar quaisquer prejudicados aos beneficiários do programa social.
O que fazer em caso de suspensão do pagamento?
Para os beneficiários que se encontrarem com algum tipo de restrição ou suspensão em seus dados, eles devem se dirigir a um ponto de atendimento do Cadastro Único. O responsável pela família tem 60 dias para comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social, os CRAS, e apresentar a documentação dos membros da família para regularizar a situação.
A saber, o Bolsa Família foi considerado recentemente como o maior programa de transferência condicionada de renda do mundo, em termos absolutos de pessoas assistidas.
Portanto, a notícia do cancelamento do benefício é, sem dúvida, uma notícia desagradável para os beneficiários. A importância do Bolsa Família para as famílias que dependem dele é indiscutível, e é vital que se busque manter os cadastros atualizados e em ordem para evitar possíveis bloqueios ou cancelamentos.
Calendário Bolsa Família de setembro
Os pagamentos do Bolsa Família em setembro serão realizados de acordo com o calendário oficial divulgado pelo governo, sem antecipações.
No entanto, cidades em situação de calamidade terão seus benefícios liberados antecipadamente no dia 18, sem considerar o último dígito do NIS. Para o restante, as transferências serão efetuadas de acordo com o último número do NIS, com a possibilidade de depósitos agendados para segundas-feiras serem realizados no sábado anterior.
Abaixo, você confere o calendário do Bolsa Família para setembro:
- NIS final 1: 18 de setembro
- NIS final 2: 19 de setembro
- NIS final 3: 20 de setembro
- NIS final 4: 21 de setembro
- NIS final 5: 22 de setembro
- NIS final 6: 25 de setembro
- NIS final 7: 26 de setembro
- NIS final 8: 27 de setembro
- NIS final 9: 28 de setembro
- NIS final 0: 29 de setembro