
Nos últimos anos, o brasileiro tem sentido no bolso o impacto dos aumentos na conta de energia elétrica. E essa realidade parece não estar prestes a mudar. De acordo com um levantamento realizado pela consultoria PSR, especializada no setor elétrico, o preço da conta de energia pode subir até R$ 25 por mês em 2024.
Essa previsão leva em conta uma família de classe média com quatro pessoas e foi calculada após o anúncio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre um reajuste tarifário de 5,6% para este ano.
Diante de um cenário de aumento, é natural que os cidadãos não consigam pagar a conta no fim do mês. Pensando nisso, o Programa Desenrola Brasil, que já ajudou muitos brasileiros na renegociação de dívidas, foi prorrogado até 31 de março de 2024. Essa é uma ótima oportunidade para quem está com a conta de luz atrasada e deseja regularizar sua situação financeira.
A saber, o Programa Desenrola Brasil foi criado com o objetivo de auxiliar os brasileiros na renegociação de dívidas, incluindo o pagamento de contas de luz atrasadas. Ele permite que consumidores que atendam aos pré-requisitos possam renegociar suas dívidas com descontos de até 90% e parcelar o valor em até 60 vezes.
Como se cadastrar para receber 90% de desconto na dívida da conta de luz?
Para participar da renegociação de dívidas da conta de luz e ser perdoado, é preciso atender aos seguintes pré-requisitos:
- Possuir renda de até dois salários-mínimos;
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Ter débito negativado entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022.
Benefícios do Programa
Ao participar do Programa Desenrola Brasil, você poderá aproveitar os seguintes benefícios:
- Desconto de até 90% na renegociação da dívida;
- Possibilidade de parcelar a dívida em até cinco anos (60 meses);
- Não é necessário fazer uma entrada inicial;
- O valor mínimo de parcela é de R$ 50;
- A primeira parcela vence em até 30 dias após a negociação.
Como Participar?
Para participar do programa, siga os seguintes passos:
- Acesse a plataforma do Programa Desenrola Brasil através do link oficial;
- Faça o seu cadastro, informando seus dados pessoais e comprovando sua renda;
- Verifique a existência de dívidas negativadas no período estabelecido;
- Se houver débitos, você poderá renegociá-los com as condições especiais oferecidas pelo programa.
O que fazer para reduzir o valor da conta de energia?
Diante do cenário de aumento nas tarifas de energia elétrica, é importante que as famílias brasileiras busquem alternativas para reduzir o consumo e, consequentemente, o valor da conta de energia. Algumas medidas simples podem fazer a diferença, como:
- Substituir lâmpadas tradicionais por lâmpadas de LED: as lâmpadas de LED consomem menos energia e têm uma vida útil mais longa, o que pode gerar economia a longo prazo.
- Desligar aparelhos eletrônicos em standby: muitos aparelhos eletrônicos consomem energia mesmo quando não estão sendo utilizados. Desligá-los completamente pode reduzir o consumo e, consequentemente, o valor da conta de energia.
- Investir em equipamentos mais eficientes: ao trocar aparelhos eletrodomésticos, é importante buscar aqueles que possuam o selo Procel de eficiência energética, que indicam que o produto consome menos energia.