A indústria automobilística está em constante evolução e a Volkswagen tem demonstrado sua capacidade de inovação com o lançamento de um novo carro econômico.
Este movimento tem gerado repercussões significativas, particularmente no que diz respeito à Fiat, sua principal concorrente no mercado brasileiro.
A jogada da Volkswagen
A Volkswagen tem uma trajetória impressionante no que se refere à inovação em veículos. Recentemente, a empresa revelou seus planos para um lançamento que promete sacudir o mercado brasileiro.
Trata-se de um carro elétrico econômico, ou seja, um veículo que combina a sustentabilidade da energia elétrica com preços acessíveis para a média dos consumidores.
Volkswagen carro econômico
Este lançamento é uma virada de jogo no mercado automotivo brasileiro, pois rompe com o paradigma de que carros elétricos são luxos inacessíveis para a average do público. A Volkswagen entende o impacto desta iniciativa e está pronta para enfrentar os desafios que virão.
“A Volkswagen deu uma amostra do que é possível fazer com o VW e-up!, versão totalmente elétrica do seu subcompacto que agradou aos europeus mas nunca veio ao Brasil.” – Inside Evs
Fiat: uma necessidade de resposta
Na indústria automobilística, o sucesso de um concorrente pode significar um desafio para os outros. No caso da Fiat, o lançamento do carro econômico da Volkswagen representa uma necessidade de resposta. A Fiat precisa criar novos modelos e inovações para manter sua posição no mercado.
A Fiat, contudo, ainda não mantém um popular elétrico no Brasil. Isso coloca a marca em uma posição de desvantagem, particularmente porque outras marcas, como a Peugeot e a Renault, já estão avançando nesta direção.
O que esperar do novo lançamento da Volkswagen?
A Volkswagen planeja lançar até 2027 um carro elétrico urbano com um preço alvo na faixa dos 20.000 euros. Isso daria aproximadamente R$ 108.000 em uma conversão direta. No entanto, esse valor poderia ser reduzido com bônus e incentivos.
Por enquanto, o veículo é chamado de Volkswagen ID.1. Esse subcompacto chegará ao mercado para competir com modelos como o Dacia Spring (Renault Kwid E-Tech).
A Volkswagen acredita que a única maneira de disseminar a mobilidade elétrica é por meio de carros elétricos menores e mais acessíveis.
Atualmente, o carro mais compacto da Volkswagen é o Polo, já que o UP e o Gol deixaram de ser fabricados pela fábrica brasileira.
Saiba quais são os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil
1. Caoa Chery iBus
O Caoa Chery iBus está no topo da lista como o trolebus elétrico mais acessível no Brasil. Lançado por R$119.990, o iBus é equipado com uma bateria de 30,8 kWh e pode alcançar uma autonomia de 197 km.
- Preço: R$ 119.990
- Bateria: 30,8 kWh
- Autonomia: 197 km
2. JAC e-JS1
O JAC e-JS1 é o segundo trolebus elétrico mais barato no Brasil com um preço de R$135.900. Este modelo tem uma bateria de 30,2 kWh e uma autonomia de 161 km.
- Preço: R$ 135.900
- Bateria: 30,2 kWh
- Autonomia: 161 km
3. Renault Kwid E-Tech
O Renault Kwid E-Tech, vendido por R$139.990, é uma opção popular de trolebus elétrico no Brasil. Com uma bateria de 26,7 kWh, este modelo tem uma autonomia de 185 km.
- Preço: R$ 139.990
- Bateria: 26,7 kWh
- Autonomia: 185 km
4. BYD Dolphin
O BYD Dolphin, lançado por R$148.900, é um dos trolebus elétricos mais avançados no mercado brasileiro. Este modelo tem uma bateria de 44,9 kWh e uma autonomia de 291 km.
- Preço: R$ 148.900
- Bateria: 44,9 kWh
- Autonomia: 291 km
5. GWM Ora 03
O GWM Ora 03 é um trolebus elétrico competitivo disponível por R$150.000. Equipado com uma bateria de 48 kWh, este modelo tem uma autonomia impressionante de 300 km.
- Preço: R$ 150.000
- Bateria: 48 kWh
- Autonomia: 300 km
6. Hyundai Kona Electric
O Hyundai Kona Electric é vendido por R$189.990. Este trolebus elétrico tem uma bateria de 39,2 kWh e uma autonomia de 252 km.
- Preço: R$ 189.990
- Bateria: 39,2 kWh
- Autonomia: 252 km
7. Peugeot e-2008
O Peugeot e-2008, vendido por R$219.990, é um dos trolebus elétricos mais luxuosos no Brasil. Este modelo tem uma bateria de 50 kWh e uma autonomia de 234 km.
- Preço: R$ 219.990
- Bateria: 50 kWh
- Autonomia: 234 km
8. Fiat 500e
O Fiat 500e, disponível por R$224.990, é um trolebus elétrico compacto muito popular no Brasil. Este modelo tem uma bateria de 42 kWh e uma autonomia de 227 km.
- Preço: R$ 224.990
- Bateria: 42 kWh
- Autonomia: 227 km
9. Peugeot e-208
O Peugeot e-208, lançado por R$225.990, é um dos trolebus elétricos mais procurados no Brasil. Este modelo tem uma bateria de 50 kWh e uma autonomia de 220 km.
- Preço: R$ 225.990
- Bateria: 50 kWh
- Autonomia: 220 km
10. JAC e-JS4
Finalmente, o JAC e-JS4, vendido por R$229.900, é um trolebus elétrico robusto com uma bateria de 55 kWh e uma autonomia de 256 km.
- Preço: R$ 229.900
- Bateria: 55 kWh
- Autonomia: 256 km