Pagamento do décimo terceiro e Bolsa Família em risco deixa brasileiros preocupados
Com o início dos pagamentos do Bolsa Família referentes ao mês de novembro se aproximando, muitos beneficiários estão ansiosos para saber o que esperar em relação ao pagamento do décimo terceiro ou abono natalino em 2023. Recentemente, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, deu uma entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”, onde informou que o governo federal não tem planos de retomar esses benefícios adicionais. Essa decisão trouxe dúvidas e incertezas para os beneficiários do programa.
Primeiramente, é importante salientar que a parcela extra do Bolsa Família, conhecida como décimo terceiro, foi paga apenas uma vez, no ano de 2019, durante o primeiro mandato do então presidente Jair Bolsonaro.
Essa iniciativa foi considerada uma possível estratégia eleitoral pelo ministro Wellington Dias. Além disso, os beneficiários do programa também receberam um abono natalino em 2019, que correspondia a uma parcela extra do benefício referente ao mês de dezembro. No entanto, esses benefícios adicionais foram interrompidos em 2020, deixando muitos na expectativa de uma possível retomada.
O ano de 2021 foi marcado por mudanças no programa social, com a substituição do Bolsa Família pelo Auxílio Brasil. Essa transição trouxe incertezas para os beneficiários, que aguardavam a retomada do décimo terceiro e do abono natalino. No entanto, esses benefícios extras não foram retomados em 2021. Com a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022, o programa Bolsa Família foi reintegrado pelo Governo Federal em 2023. Apesar disso, ainda não foi esclarecido se haverá os pagamentos dos adicionais nesse novo cenário.
O Pagamento do décimo terceiro do Bolsa Família será liberado?
Diante da incerteza em relação aos pagamentos extras do Bolsa Família em 2023, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) foi questionado sobre a possibilidade de retomada do décimo terceiro e do abono natalino. No entanto, até o momento, essas perguntas não foram respondidas. O espaço para essas informações segue aberto e os beneficiários aguardam por esclarecimentos.
Enquanto aguardam por esses esclarecimentos, os beneficiários do Bolsa Família devem estar atentos ao calendário de pagamentos para o mês de novembro de 2023. O primeiro pagamento será realizado no dia 17 para os beneficiários que têm o NIS com final 1. É importante ressaltar que o calendário de pagamentos do programa segue normalmente, mas ainda não há informações sobre a inclusão dos pagamentos extras.
Acontece que a situação econômica do país desempenha um papel importante na decisão do governo em relação aos pagamentos extras do Bolsa Família. Com a crise econômica causada pela pandemia da COVID-19, muitos programas sociais foram afetados e houve a necessidade de realizar ajustes nas despesas públicas.
Nesse contexto, é compreensível que o governo avalie cuidadosamente os custos e benefícios de retomar os pagamentos extras do Bolsa Família. Portanto, a situação econômica do país pode influenciar diretamente na decisão sobre os pagamentos do décimo terceiro e abono natalino em 2023.
Benefícios adicionais e a importância para os beneficiários
Os benefícios adicionais, como o décimo terceiro e o abono natalino, têm um papel importante na vida dos beneficiários do Bolsa Família. Esses pagamentos extras representam uma ajuda financeira adicional, que muitas vezes é utilizada para suprir necessidades básicas das famílias, como alimentação, saúde e educação. Portanto, a retomada desses benefícios seria muito bem-vinda para os beneficiários, que enfrentam desafios diários para garantir o sustento de suas famílias.
confira abaixo o calendário de pagamento do Bolsa Família de novembro:
- NIS final 1: 17 de novembro (já pago);
- NIS final 2: 20 de novembro (já pago);
- NIS final 3: 21 de novembro (já pago);
- NIS final 4: 22 de novembro (já hoje);
- NIS final 5: 23 de novembro (já hoje);
- NIS final 6: 24 de novembro (pago hoje);
- NIS final 7: 27 de novembro;
- NIS final 8: 28 de novembro;
- NIS final 9: 29 de novembro;
- NIS final 0: 30 de novembro.