Pagamento de R$ 1.421 do PIS 2022 é LIBERADO HOJE (09/11)? Confira o calendário do PIS 2022 e quem tem direito
O Programa de Integração Social (PIS) é um benefício trabalhista anual expressamente importante para muitos brasileiros. No entanto, as indefinições relacionadas ao calendário de pagamento do PIS 2024, atrelado ao ano-base 2022, têm gerado muitas dúvidas e preocupações.
Primeiramente, é importante destacar que, devido à pandemia, houve atrasos no cronograma do PIS/PASEP, gerando um intervalo de dois anos entre o ano-base e o início do período de recebimento. Tradicionalmente, as datas de pagamento do PIS são divulgadas no final de dezembro do ano anterior.
Pagamento e calendário do PIS 2022
A saber, até o momento, as datas de pagamento do PIS 2022 e os valores das parcelas não foram definidos. O cálculo do valor do PIS/PASEP é baseado no salário mínimo vigente no ano do pagamento, ou seja, o valor do PIS 2024 só será conhecido após o anúncio do salário mínimo para 2024 pelo governo.
A maior parte dos recursos do PIS 2022 será destinada aos trabalhadores que mantiveram vínculos empregatícios com carteira assinada durante os 12 meses do ano-base.
Para ser elegível ao recebimento do PIS relacionado ao ano-base 2022, os trabalhadores precisam cumprir alguns critérios.
- Ter recebido até dois salários mínimos mensais em 2022;
- Não ter prestado serviços para pessoa física;
- Possuir inscrição no sistema PIS/PASEP por pelo menos cinco anos;
- Ter trabalhado por pelo menos trinta dias com carteira assinada em 2022.
As atualizações referentes ao calendário de pagamentos serão disponibilizadas pelas autoridades competentes nos canais oficiais de comunicação, garantindo transparência e acesso às informações necessárias.
Como receber o PIS 2022?
Uma vez que as datas e valores do PIS 2022 sejam divulgados, é importante que os beneficiários estejam preparados para receber o benefício de forma correta. Para receber o PIS, é necessário ter uma conta bancária ativa em nome do trabalhador. O pagamento do benefício será efetuado diretamente na conta bancária cadastrada, através de depósito automático.
Caso o trabalhador não possua uma conta bancária, é possível realizar o saque do PIS em uma agência da Caixa Econômica Federal ou em um correspondente Caixa Aqui, mediante a apresentação do Cartão Cidadão e de um documento de identificação com foto.
É importante lembrar que os beneficiários devem estar atentos aos prazos estabelecidos pelo governo para o saque do PIS. Caso o benefício não seja sacado dentro do prazo determinado, o valor será devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Consultando o abono salarial PIS/Pasep
A consulta do abono salarial PIS/Pasep pode ser feita de forma simples e rápida. Uma opção é utilizar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, onde você deve acessar a aba de “Benefícios” e selecionar “Abono Salarial” para conferir o valor, o dia de pagamento e o banco responsável pelo depósito.
Os trabalhadores do setor privado também podem consultar pelo app do Caixa Tem. Caso tenha dúvidas ou precise de mais informações, é possível ligar para o número 158.
Já o Pasep, pode ser consultado nos seguintes canais:
- Site do Banco do Brasil;
- Telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos);
- Postos da Superintendência Regional do Trabalho.