Pagamento de dívida por meio do programa DESENROLA BRASIL limita o acesso ao crédito? Confira
O Desenrola Brasil é um programa governamental que tem como objetivo auxiliar cidadãos a quitarem suas dívidas com descontos significativos, uma iniciativa que tem gerado muitas dúvidas. Uma das principais é se o pagamento de dívidas através deste programa poderia limitar o acesso ao crédito.
A saber, o programa Desenrola é um programa do governo federal que tem como objetivo ajudar os cidadãos a negociarem as suas dívidas de forma simplificada. Trata-se de uma incentiva aos credores a oferecerem descontos para que as pessoas possam pagar suas dívidas, seja à vista ou a prazo. Com a quitação, o nome do devedor sai das listas de restrição de crédito.
Para saber se você tem alguma pendência referente aos meses cobertos pelo programa, basta consultar a plataforma do Desenrola Brasil, pelo link https://desenrola.gov.br. Caso existam dívidas, também será possível acessar as propostas de descontos oferecidas pelas empresas que aderiram ao sistema, que podem ser superiores a 90%.
Após o pagamento à vista ou o da primeira parcela da dívida renegociada, as instituições têm um prazo de até 15 dias úteis para dar baixa no débito do cliente. Portanto, pode demorar um pouco para o nome “ficar limpo” e o consumidor recuperar o acesso ao crédito.
Desenrola Brasil e a análise de risco
Cada instituição financeira define suas próprias regras para avaliar os riscos das operações de crédito. Portanto, não existe uma relação direta entre o pagamento de dívidas pelo Desenrola Brasil e os critérios usados por bancos e outras instituições financeiras para conceder empréstimos e aprovar financiamentos.
No que se refere a lista dos bancos, há uma suposição de que a “lista” mencionada nas postagens que viralizaram seja o Registrato, um sistema do Banco Central onde são registradas as informações financeiras dos clientes, incluindo a falta de pagamento de dívidas e parcelas em atraso.
No entanto, isso faz parte da rotina de análise de riscos das instituições financeiras e não tem relação com a criação do Desenrola Brasil.
O pagamento a prazo e a plataforma Desenrola Brasil
No site do Desenrola Brasil, o pagamento a prazo é oferecido prioritariamente às pessoas que recebem até dois salários mínimos. Portanto, essa é uma opção interessante para quem não tem condições de quitar a dívida à vista.
Sobre a plataforma do programa, durante a primeira semana de funcionamento, foram várias as manifestações de usuários nas redes sociais, com alguns celebrando a oportunidade de pagar suas dívidas com desconto e outros ainda em busca de respostas para suas dúvidas.
Para ter acesso a plataforma do Desenrola Brasil é preciso:
- Acesse o site do governo;
- Selecione a opção “entrar com gov.br”;
- Digite seu CPF e clique em “continuar”;
- Leia e aceite os termos de uso;
- Escolha um dos bancos listados para a criação da conta ou clique em “Tentar de outra forma”, caso não possua conta bancária ou não queira utilizá-la;
- Preencha o formulário com seus dados pessoais, que serão validados na Receita Federal ou no INSS;
- Você receberá um código de verificação por e-mail ou celular. Digite-o no local indicado;
- Crie uma senha, observando os critérios exigidos;
- Com a conta criada, você já pode acessar a plataforma Desenrola Brasil.
Uma vez que você tenha sua conta gov.br configurada, você pode começar a utilizar a plataforma Desenrola Brasil para renegociar suas dívidas.
Fake news sobre o Desenrola Brasil
Algumas pessoas dedicaram-se a disseminar informações falsas sobre o Desenrola Brasil. Entre essas informações, estava a de que pessoas que pagassem suas dívidas pelo programa do governo “nunca mais” teriam acesso a crédito e a financiamentos. Essas informações são falsas e não têm fundamentação.