Comprar um carro zero quilômetro em 2025 voltou a ser uma possibilidade real para muitos brasileiros. A combinação entre descontos agressivos das montadoras e o programa federal Carro Sustentável, que garante isenção total do IPI para modelos mais acessíveis e eficientes, reduziu os preços de entrada para patamares que não eram vistos há anos.
Hoje, já é possível encontrar opções 0 km a partir de R$ 67 mil, com equipamentos essenciais de segurança e conforto, atendendo desde motoristas que precisam de um carro para o dia a dia na cidade até famílias que buscam um veículo compacto e econômico.
Por que os preços caíram em 2025?
O primeiro semestre foi marcado por uma disputa acirrada entre as principais montadoras do país. O Carro Sustentável serviu como gatilho para promoções que vão além da redução do IPI, incluindo bônus de fábrica, facilidades de financiamento e até ofertas de revisão gratuita por um período inicial.
Além disso, o cenário econômico de juros mais baixos incentivou as concessionárias a oferecer condições de parcelamento mais suaves, o que aumentou o poder de compra e fez o mercado reagir positivamente.
Segundo analistas, essa é uma das raras ocasiões nos últimos cinco anos em que versões de entrada de várias marcas ficam abaixo dos R$ 70 mil — algo que, até 2023, parecia improvável.
O que esperar de um carro de entrada em 2025?
Embora sejam as configurações mais simples de cada modelo, os carros populares de hoje já não são tão básicos quanto no passado. Quase todos oferecem de série:
Ar-condicionado
Direção elétrica
Airbags frontais
Freios ABS
Controle eletrônico de estabilidade e tração
Assistente de partida em rampa (em alguns casos)
Esse conjunto garante o mínimo de conforto e segurança, mesmo para quem busca o preço mais baixo possível.
Além disso, há versões que surpreendem pelo pacote de tecnologia, trazendo central multimídia com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay, até seis airbags e sensores de estacionamento, recursos que antes eram exclusivos de segmentos mais caros.
Lista dos carros mais baratos do Brasil em 2025
A seguir, confira o ranking atualizado com preços de referência de agosto de 2025 para modelos 0 km:
1. Renault Kwid Zen 1.0 MT — R$ 67.290
O carro mais barato do Brasil em 2025 mantém a proposta de ser urbano, econômico e compacto. O Kwid Zen entrega baixo consumo, altura elevada em relação ao solo (importante para ruas esburacadas) e itens como direção elétrica, ar-condicionado e quatro airbags.
2. Fiat Mobi Like 1.0 MT — R$ 67.990
Concorrente direto do Kwid, o Mobi Like é conhecido pela agilidade no trânsito e baixo custo de manutenção. Seu motor Fire 1.0 é robusto e confiável, sendo indicado para quem roda muito em ambiente urbano.
3. Citroën C3 Live 1.0 MT — R$ 73.990
O C3 Live se destaca pelo design mais moderno e espaço interno superior aos dois primeiros colocados. Oferece um bom nível de acabamento e porta-malas de 315 litros, o que o torna atrativo para famílias pequenas.
4. Peugeot 208 Active 1.0 — R$ 81.490
Apesar de custar mais, o 208 Active compensa pelo visual sofisticado e pacote tecnológico mais robusto, com central multimídia e câmera de ré. É uma opção para quem busca estilo, sem gastar tanto quanto em modelos médios.
5. Volkswagen Polo Track 1.0 MT — R$ 84.445
O Polo Track é um dos hatchbacks mais equilibrados da lista. Com motor MPI de três cilindros, entrega bom desempenho, conforto e estabilidade, mantendo o DNA da Volkswagen de oferecer direção segura e precisa.
6. Fiat Argo Drive 1.0 MT — R$ 86.990
O Argo combina design arrojado, espaço interno e boa dirigibilidade. Seu motor 1.0 Firefly é eficiente, e a versão Drive traz direção elétrica, ar-condicionado e central multimídia Uconnect com tela de 7″.
7. Hyundai HB20 Limited 1.0 MT — R$ 87.990
O HB20 Limited segue como um dos mais vendidos do país. A nova geração trouxe melhorias no design e mais tecnologia, com central multimídia flutuante e pacote de segurança reforçado.
8. Hyundai HB20S Comfort 1.0 MT — R$ 93.990
Versão sedã do HB20, o HB20S Comfort oferece porta-malas de 475 litros, ideal para quem viaja com frequência. Mantém o mesmo motor 1.0 turboalimentado nas versões mais caras, mas aqui vem com o aspirado de três cilindros, mais econômico.
9. Citroën Basalt Feel 1.0 MT — R$ 93.990
Recém-lançado, o Basalt é um SUV compacto que promete boa altura do solo e visual robusto. Mesmo na versão de entrada, conta com central multimídia e pacote de segurança completo, se destacando pelo custo-benefício.
Vale a pena comprar um carro de entrada em 2025?
Para quem busca economia de combustível, manutenção barata e preço mais acessível, o carro popular ainda é a melhor escolha. Além disso, com os incentivos atuais, é possível adquirir modelos que há alguns anos estariam muito mais caros.
No entanto, é importante considerar o uso que será feito do veículo. Quem viaja com frequência ou precisa de mais conforto pode preferir investir um pouco mais em versões intermediárias, que oferecem motores mais potentes, câmbio automático e recursos adicionais.
Dicas para aproveitar os preços baixos
Pesquise em várias concessionárias — os preços podem variar bastante entre regiões e até dentro da mesma cidade.
Aproveite feirões e promoções relâmpago — nesses eventos, é comum encontrar bônus adicionais ou taxas reduzidas.
Negocie acessórios de brinde — itens como película, tapetes e protetor de cárter podem ser incluídos na compra sem custo extra.
Verifique o custo de seguro e IPVA — mesmo carros mais baratos podem ter seguros caros dependendo do perfil do motorista.
Confira o consumo de combustível — com a gasolina ainda cara, modelos mais econômicos ajudam a economizar a longo prazo.
O impacto do programa Carro Sustentável
O incentivo do governo para veículos menos poluentes e mais acessíveis deve permanecer ativo até o final de 2025. Isso significa que, pelo menos a curto prazo, os preços atuais tendem a se manter, favorecendo consumidores que estavam adiando a compra.
Se a procura continuar alta, algumas montadoras podem até antecipar lançamentos ou criar versões ainda mais baratas para competir nesse nicho.
Considerações finais
Em 2025, comprar um carro zero voltou a ser uma possibilidade mais realista para quem busca economia. Com modelos partindo de R$ 67 mil e opções para diferentes perfis, o consumidor brasileiro encontra no mercado atual uma janela de oportunidade que pode não se repetir nos próximos anos.
