O Nubank, uma das maiores fintechs da América Latina, deu mais um passo rumo à consolidação de seu ecossistema financeiro ao lançar uma nova funcionalidade para seus usuários: o NuScore.
A ferramenta, que chegou ao aplicativo do banco digital na última quinta-feira (8), oferece aos clientes uma pontuação exclusiva de crédito baseada no histórico de relacionamento com a instituição.
Com a proposta de ampliar a transparência e incentivar uma cultura de educação financeira, o NuScore chega como mais uma inovação da empresa no mercado bancário brasileiro.
Disponível nas versões mais recentes do app, o NuScore fornece aos usuários uma nota que varia de 0 a 1.000 pontos, semelhante ao que já é feito por empresas como Serasa e Boa Vista.
No entanto, o diferencial do NuScore está no foco exclusivo nas informações internas do cliente com o Nubank, como o uso do cartão de crédito e a movimentação nas “Caixinhas” – ferramenta de poupança do banco.
O que é o NuScore e como funciona
O NuScore é um indicador de crédito próprio, criado com base nas operações financeiras realizadas dentro do Nubank.
Assim como outros modelos de pontuação existentes no mercado, a ferramenta utiliza critérios como o comportamento de pagamento, uso consciente do crédito e frequência de movimentações financeiras para gerar uma nota. Essa pontuação representa a saúde financeira do cliente aos olhos do próprio banco.
Além do número, a ferramenta também oferece uma visão detalhada das ações que influenciaram positiva ou negativamente o score nos últimos meses.
O cliente pode verificar sua evolução mensal, identificar decisões que contribuíram para a melhora ou queda na nota, e ainda receber recomendações personalizadas sobre como aprimorar seu perfil de crédito.
Entre os fatores levados em consideração para compor a nota estão o pagamento das faturas em dia, o uso frequente do cartão de crédito, a ausência de atrasos, e o hábito de reservar dinheiro nas Caixinhas do Nubank. Cada uma dessas ações tem peso diferente na avaliação final.
Transparência e educação financeira como pilares
Segundo Arthur Valadão, Vice-presidente e Gerente Geral de Insurance, Marketplace, NuPay e SMB Acquiring do Nubank, o objetivo da iniciativa é proporcionar maior clareza para os usuários sobre como seu comportamento financeiro impacta seu acesso ao crédito. Em nota oficial, Valadão declarou:
“Acreditamos que fornecer aos clientes uma visão detalhada de seu perfil de crédito contribuirá para uma maior educação financeira, permitindo que tomem decisões mais fundamentadas e informadas. Nosso objetivo é estabelecer uma parceria sólida com nossos clientes para a construção de um perfil de crédito robusto, promovendo a satisfação, aumentando a elegibilidade e o engajamento com produtos de crédito que atendam às suas necessidades de maneira responsável.”
A iniciativa é mais uma aposta da fintech para engajar seus mais de 90 milhões de clientes no Brasil e fortalecer seu relacionamento com os usuários.
Ao oferecer uma ferramenta que explica as razões por trás da nota de crédito, o banco espera reduzir a desinformação sobre o funcionamento do mercado financeiro e ajudar seus clientes a tomar decisões mais conscientes.
Como acessar o NuScore
O acesso à nova ferramenta é simples e intuitivo. Para visualizar o NuScore, basta seguir os passos abaixo:
Atualizar o aplicativo do Nubank para a versão mais recente;
Abrir o app e ir até a aba “Cartão de crédito”;
Localizar o ícone do NuScore logo abaixo do valor da fatura atual;
Clicar para abrir o painel com todas as informações da nota.
Na interface, o cliente encontrará não apenas sua pontuação atual, mas também um gráfico com a evolução mensal do score e uma lista das ações mais recentes que influenciaram no seu desempenho. A página ainda fornece sugestões de boas práticas para melhorar a pontuação ao longo do tempo.
Score interno: oportunidades e limitações
Embora o NuScore represente uma inovação para os clientes do Nubank, é importante destacar que se trata de uma pontuação interna.
Ou seja, ela é utilizada pelo próprio banco para avaliar o perfil de crédito dos seus usuários e não substitui as pontuações tradicionais do mercado, como as oferecidas por Serasa, SPC e Boa Vista.
Isso significa que a nota apresentada pelo NuScore não necessariamente refletirá o score consultado por outras instituições financeiras. No entanto, ela pode influenciar diretamente a concessão de produtos de crédito dentro do próprio Nubank, como aumento de limite, aprovação de empréstimos pessoais e outras soluções.
O fato de ser uma pontuação construída com base nas interações com o próprio banco tem, por outro lado, uma grande vantagem: ela permite uma leitura mais precisa e personalizada do comportamento financeiro do usuário, considerando fatores que as bureaus de crédito convencionais não capturam.