A Hyundai, uma gigante global do setor automotivo, está redefinindo seus planos para atingir novos consumidores. Seus principais rivais são a Toyota do Japão e a Chevrolet dos EUA. Após revelar diversos modelos premium, a empresa agora está mirando em um novo segmento: o popular. Portanto, acaba de apresentar um novo SUV que pretende superar a Toyota e o HB20.
Na Índia, a fabricante já lançou oficialmente seu mais recente SUV – o Exter. O carro é compacto e foi apresentado como menor que o HB20. Ainda assim, o veículo se destaca por sua beleza e amplo espaço interno, sendo bem recebido pelos clientes.
Design e características do novo SUV Hyundai Exter
Com uma engenharia mais simplificada e um projeto voltado para mercados emergentes, o Hyundai Exter exibe um design que incorpora as características marcantes de um SUV. A carroceria alta e angular compensa suas dimensões menores – com apenas 3,8 metros de comprimento e 2,45 m de distância entre eixos, é menor que o HB20, que possui 4 m e 2,5 m, respectivamente. No entanto, em termos de largura e altura – 1,7m e 1,6m, respectivamente – o SUV se destaca.
Mesmo sendo um modelo de entrada, o SUV que promete superar alguns modelos da Toyota e o HB20 da Hyundai possui faróis de LED e neblina de série, rodas de 14 ou 15 polegadas, e proteções plásticas nas caixas de roda. Todas as versões possuem tração dianteira e suspensão dianteira McPherson e traseira com eixo de torção.
No interior, o painel de instrumentos é digital e o carro conta com seis airbags, ABS e ar-condicionado. As versões mais caras oferecem ainda controle de estabilidade, central multimídia com tela de oito polegadas, acesso à Internet, teto solar, câmera de ré, controle de cruzeiro e partida por botão.
Potência e performance do novo modelo
O Exter é montado na mesma plataforma do Hyundai Grand i10 Nios. Seu motor é o 1.2 aspirado com quatro cilindros, 95 cavalos e 11,6 kgfm de torque. Há também opção de câmbio manual ou automático de 5 marchas. Na versão a gás metano, o SUV da Hyundai possui potência de apenas 69 cavalos e 9,6 kgfm, e apenas câmbio manual.
Embora ainda não haja previsão para a chegada do modelo ao mercado automotivo brasileiro, o carro será oferecido em quatro variantes chamadas EX, S, SX e SX Connect. Convertendo o valor do novo veículo de rúpias indianas para o real, o carro custa cerca de R$ 36 mil. A notícia certamente animou aqueles que sonham em ter um carro zero km.
Carro mais vendido da Hyundai no Brasil
Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o HB20 liderou o ranking de veículos mais vendidos em março deste ano, com 8.363 unidades emplacadas. O Hyundai HB20 vem equipado com motor 1.0 de três cilindros, aspirado e turbo. Neste caso, são 80 cavalos e 10,2 kgfm de torque.
Em seguida veio o Onix, com 8.283 vendas. No entanto, em termos de números totais para este ano, a liderança fica com a concorrente Chevrolet, com 1.528 até o mês em questão. Globalmente, as duas marcas são rivais diretas e disputam o mesmo público, tentando agora alcançar o segmento popular.