GeralNotícias

NOVO RG liberado para todo o país e você precisa saber como emitir de forma rápida HOJE (05/11)

NOVO RG liberado para todo o país e você precisa saber como emitir de forma rápida HOJE (01/11)
NOVO RG liberado para todo o país e você precisa saber como emitir de forma rápida HOJE (01/11). Imagem: Agência Brasil

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) do Brasil, uma inovação que promete revolucionar o sistema de identificação, já está nas mãos de mais de dois milhões de cidadãos brasileiros.

A saber, a nova carteira de identidade, que está gradualmente substituindo o RG, já está sendo emitida em 12 estados brasileiros. Segundo declarações do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), o plano é potencialmente atingir aproximadamente 50 milhões de brasileiros até o final de 2024.

Este número é um marco, mas trabalhamos em conjunto com os estados com a expectativa de atingir até 50 milhões de brasileiros até o final de 2024. A nova carteira é um ganho para a segurança pública, mas vai modernizar todo nosso sistema de identificação dos cidadãos”, afirma Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Mudanças no novo RG

A CIN é uma inovação tecnológica que usa a tecnologia blockchain para a comunicação de dados e um QR Code no qual podem ser agregados vários tipos de informação.

Com a nova carteira, que possui o mesmo número do CPF, o cidadão poderá ter acesso a seus prontuários no SUS, a benefícios como o Bolsa Família, registros no INSS, além de informações fiscais, tributárias e ligadas ao exercício de obrigações políticas, como o alistamento eleitoral e o voto.

Para emitir o novo RG, o cidadão deve comparecer a um órgão do instituto de identificação portando a certidão de nascimento ou de casamento e um documento com o número do CPF regularizado.

No Rio de Janeiro, a emissão está sendo feita apenas para menores e, em São Paulo, terá início com filhos de policiais. Santa Catarina é o estado com o maior número de CINs emitidas, com cerca de 400 mil documentos.

A validade da Carteira de Identificação Nacional varia conforme a faixa etária. É de cinco anos para crianças de zero a 12 anos incompletos, 10 anos para pessoas com idade entre 12 e 60 anos incompletos, e indeterminada para aqueles que têm mais de 60 anos.

A versão digital da CIN

Após o órgão de identificação civil emitir o documento físico, é possível obter a versão digital da CIN direto no celular. Para isso, basta adicionar a carteira no aplicativo Gov.br, no ambiente “carteira de documentos”.

É claro que a introdução da CIN é um grande passo à frente na modernização do nosso sistema de identificação. E como toda nova iniciativa, pode haver desafios ao longo do caminho.

No entanto, com a colaboração de todos, podemos superar esses obstáculos e aproveitar os benefícios deste novo sistema. Afinal, a CIN é mais do que apenas um documento – é uma ferramenta que pode transformar a maneira como vivemos e interagimos com os serviços governamentais.

Ester Farias

Ester Santos Farias, 24 anos, é uma profissional apaixonada pela escrita e pelo universo jurídico. Graduanda em Direito, ela combina sua formação acadêmica com uma sólida experiência como redatora web. Com mais de seis anos de atuação no mercado digital, Ester se especializou na produção de conteúdos sobre benefícios sociais, direitos trabalhistas e direito previdenciário, tornando temas como INSS e BPC mais acessíveis e compreensíveis. Sua dedicação à escrita se reflete na precisão e qualidade dos textos, consolidando sua reputação como referência na produção e revisão de materiais voltados para o público online. Sempre em busca de aprimoramento, Ester alia… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x