Novo pagamento de R$ 1 bilhão é aprovado pelo INSS e milhões de beneficiários têm direito
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), conhecido por ser uma autarquia vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência do Brasil, anunciou recentemente um novo pagamento que beneficiará milhões de brasileiros.
Este artigo analisa em detalhes este novo pagamento e quem se qualifica para recebê-lo.
Novo pagamento do INSS
O INSS é responsável por receber as contribuições que mantêm o Regime Geral da Previdência Social. Estes fundos são utilizados para fornecer uma variedade de benefícios para os cidadãos brasileiros, incluindo aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte.
O novo pagamento do INSS foi anunciado recentemente e é esperado que beneficie milhares de aposentados e pensionistas. Este pagamento extra será realizado para aqueles que ganharam causas judiciais contra o INSS.
Quem são os beneficiários?
Os principais beneficiários deste novo pagamento serão os aposentados e pensionistas que ganharam ações judiciais contra o INSS. Estima-se que cerca de 1,6 milhões de pessoas serão beneficiadas por esses pagamentos.
O Conselho da Justiça Federal (CJF) liberou R$ 1,6 bilhão em atrasados para os beneficiários do INSS que conseguiram a concessão ou revisão do benefício na justiça. Este valor é referente a várias ações previdenciárias e assistenciais, incluindo revisões de aposentadorias, auxílios-doença, pensões e outros benefícios.
Como isso afeta os beneficiários?
A decisão de liberar esses fundos é uma grande vitória para os beneficiários do INSS. Muitos desses indivíduos têm lutado por seus direitos na justiça por anos, e agora finalmente receberão o dinheiro que lhes é devido.
Além disso, a liberação desses fundos também é uma grande notícia para a economia brasileira. Com mais dinheiro em circulação, é provável que haja um aumento nos gastos dos consumidores, o que pode ajudar a impulsionar o crescimento econômico.
Calendário de pagamentos do INSS – outubro
O calendário de pagamentos do INSS é um cronograma estabelecido pelo Instituto para informar aos beneficiários as datas de pagamento dos benefícios. O calendário para 2023 já foi divulgado e abrange um total de 37 milhões de aposentados e pensionistas.
Para verificar a data de pagamento do seu benefício, você precisa apenas verificar o número final do seu cartão de benefício, ignorando o último dígito verificador após o traço. Por exemplo, se o seu cartão tiver o número 123456789-0, o dígito final relevante é o 9.
Os benefícios do INSS são pagos em diferentes datas, dependendo do valor do benefício. A seguir, apresentamos o calendário de pagamentos para o mês de outubro:
Para quem recebe um salário mínimo
- Final 1: 25 de outubro;
- Final 2: 26 de outubro;
- Final 3: 27 de outubro;
- Final 4: 30 de outubro;
- Final 5: 31 de outubro;
- Final 6: 1º de novembro;
- Final 7: 3 de novembro;
- Final 8: 6 de novembro;
- Final 9: 7 de novembro;
- Final 0: 8 de novembro.
Para quem recebe mais que um salário mínimo
- Finais 1 e 6: 1º de novembro;
- Finais 2 e 7: 3 de novembro;
- Finais 3 e 8: 6 de novembro;
- Finais 4 e 9: 7 de novembro;
- Finais 5 e 0: 8 de novembro.
Consulta ao extrato do INSS
Os beneficiários podem consultar o extrato do INSS de forma prática e conveniente através do aplicativo do INSS e do site Meu INSS. É necessário fazer o login com a conta Gov.br, que é o sistema de login único para os serviços digitais do governo federal.