Novo Cartão de Ônibus para Idosos de 60,61,62,63,64,65 anos pra MAIS: Saiba agora como solicitar de maneira SIMPLES
O governo brasileiro anunciou recentemente uma iniciativa que promete transformar o cotidiano das pessoas idosas: a expansão da gratuidade no transporte público com a carteira do idoso 2024.
Antes, essa facilidade era exclusiva para aqueles com 65 anos ou mais, mas agora indivíduos na faixa etária de 60 a 64 anos também poderão usufruir desse direito. Essa medida representa um avanço notável no acesso à mobilidade urbana e à inclusão social desse grupo.
Essa mudança, embora pareça pequena, tem um grande potencial para melhorar significativamente a independência e a qualidade de vida das pessoas idosas. Ela oferece mais liberdade para se locomover, visitar familiares, acessar serviços de saúde e participar de atividades recreativas sem preocupações com os custos de transporte.
Como solicitar a carteira do idoso 2024?
A extensão da gratuidade no transporte público para idosos entre 60 e 64 anos é um avanço importante no cumprimento do Estatuto do Idoso, que já assegurava desde 2003 o direito de pessoas com 65 anos ou mais utilizarem gratuitamente os transportes públicos coletivos.
Para obter a carteira do idoso 2024 e usufruir desse benefício, os idosos precisam seguir um procedimento simples para obter ou atualizar o Bilhete Único, dependendo da cidade em que residem. Em cidades como São Paulo, todo o processo pode ser feito online, facilitando ainda mais o acesso a esse direito.
A Carteira da Pessoa Idosa pode ser emitida por meio do site oficial do Governo Federal pela própria pessoa idosa ou ela também pode requerer nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.
Benefícios para viagens interestaduais
Além da gratuidade no transporte público urbano, os idosos também têm direito a benefícios em viagens interestaduais.
Idosos de baixa renda têm direito a duas vagas gratuitas por veículo em viagens interestaduais, e caso essas vagas estejam ocupadas, eles são elegíveis a no mínimo 50% de desconto no valor das passagens. Isso facilita ainda mais a mobilidade dessas pessoas, permitindo que elas viajem para visitar familiares em outras regiões do país, por exemplo.
Outros direitos assegurados pelo Estatuto do Idoso
O Estatuto do Idoso vai além da gratuidade no transporte público com a carteira do idoso 2024. Ele garante aos idosos uma série de direitos importantes, como atendimento prioritário, acesso a medicamentos gratuitos, direito a acompanhante em internações e descontos fiscais.
Além disso, com o direito à meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de entretenimento, os idosos podem desfrutar de uma vida social mais ativa, reforçando sua participação na sociedade e promovendo maior bem-estar emocional e físico.
Essas mudanças no estatuto reforçam a importância de promover a igualdade e o respeito aos idosos, garantindo-lhes mais autonomia e reconhecimento.