Confirmado! Novidade no calendário Bolsa Família no mês de setembro pode deixar famílias sem dinheiro; veja o que acontece
O Bolsa Família alcança milhões de famílias brasileiras em setembro. Com as novas diretrizes do programa, todos os participantes recebem, no mínimo, R$ 600 mensais.
A exceção aplica-se aos que estão em Regra de Proteção, pois elevaram sua renda via emprego e recebem apenas R$ 300 fixos pelo programa. Após certo período, o benefício é cancelado e a família deixa de receber.
Contudo, a novidade para os beneficiários é que uma “nova” avaliação de condicionalidades será implementada em setembro.
Em resumo, as famílias que não cumpriram requisitos da área da saúde anteriormente podem ficar sem pagamento. Confira mais detalhes abaixo.
Cronograma do Bolsa Família de setembro
O calendário de pagamentos do Bolsa Família para o mês de setembro de 2024 segue uma lógica bem definida, organizada de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário.
Essa estruturação permite que os pagamentos sejam realizados de maneira escalonada, ao longo dos últimos 10 dias úteis do mês. Veja as datas de pagamento a seguir:
- NIS final 1: 17 de setembro;
- NIS final 2: 18 de setembro;
- NIS final 3: 19 de setembro;
- NIS final 4: 20 de setembro;
- NIS final 5: 23 de setembro;
- NIS final 6: 24 de setembro;
- NIS final 7: 25 de setembro;
- NIS final 8: 26 de setembro;
- NIS final 9: 27 de setembro;
- NIS final 0: 30 de setembro.
Existe uma exceção importante no calendário de pagamentos do Bolsa Família. Aqueles beneficiários que residem em cidades com decreto ativo de calamidade ou emergência pública têm o direito de receber o pagamento no primeiro dia do calendário, sem a necessidade de aguardar pelo escalonamento tradicional.
Condicionalidade do Bolsa Família
No primeiro semestre (de janeiro a junho), quem não atendeu a alguma das regras abaixo, mais de uma vez, pode ter o benefício bloqueado ou suspenso:
- Atualização vacinal dos membros familiares;
- Acompanhamento do peso infantil;
- Acompanhamento pré-natal de gestantes.
No bloqueio, o pagamento não é liberado por 1 mês, podendo ser retirado no mês seguinte. Na suspensão, a família perde 2 parcelas, de 2 meses, sem receber depois.
O bloqueio é aplicado a quem já recebeu advertência, e a suspensão ocorre para quem já teve bloqueio anterior.
Para os que receberão a parcela normalmente, o depósito será feito pela CAIXA Econômica nos últimos 10 dias úteis do mês: de 17 a 30.
Consulta do Bolsa Família pelo CPF
Uma das formas mais comuns de consultar o Bolsa Família é através do CPF (Cadastro de Pessoa Física) do beneficiário. Essa opção está disponível em diversas plataformas, permitindo que os cidadãos acessem informações sobre seu benefício de maneira rápida e segura.
Portal Cidadão Caixa
No Portal Cidadão Caixa, os beneficiários podem consultar o Bolsa Família utilizando seu CPF. Para isso, basta seguir os seguintes passos:
- Acesse o Portal Cidadão Caixa ( www.caixa.gov.br/cidadao )
- Clique na opção “Consultar Benefícios Sociais”
- Informar o CPF e a senha cadastrada
- Selecione a opção “Bolsa Família” para visualizar as informações sobre o benefício
Essa consulta permite aos beneficiários verificar o valor, dados de pagamento e outras informações relevantes sobre seu benefício Bolsa Família.
Central de Atendimento do Ministério da Cidadania
Outra forma de consultar o Bolsa Família pelo CPF é através da Central de Atendimento do Ministério da Cidadania, no telefone 121. Basta ligar para esse número, informar o CPF e os dados solicitados pelo atendente, para obter as informações sobre o benefício.