Criado para supervisionar o sistema financeiro nacional, o Banco Central (BC) divulgou recentemente uma atualização significativa no sistema de pagamentos PIX. Em breve, os brasileiros poderão usar o método de transferências instantâneas de forma ainda mais simples.
Logo, será possível fazer pagamentos PIX apenas por aproximação. Similar ao que já ocorre com cartões, o BC implementará em breve o sistema de pagamento por aproximação usando o PIX.
Usuários de ANDROID são beneficiados com novidade envolvendo o pagamento por PIX agora em 2024 – Imagem: Reprodução.
Isso beneficiará usuários de smartphones Android e iOS. A previsão é que o novo sistema esteja disponível para os brasileiros a partir de fevereiro de 2025.
Como funcionará o novo método de pagamento usando o PIX
Para usar o PIX por aproximação, o usuário deverá cadastrar sua chave na carteira digital do celular. As fabricantes de celulares precisarão aderir ao novo método.
Atualmente, o BC está negociando essa etapa com as empresas. O sistema funcionará de modo parecido ao pagamento por aproximação com cartões de crédito. O usuário só precisará acessar a carteira digital e aproximar o celular da maquininha para pagar;
No PIX por aproximação, será necessário vincular a conta bancária à carteira digital. Espera-se que o formato traga mais praticidade aos consumidores. Hoje, o pagamento via PIX requer a leitura de QR Codes ou o uso de chaves PIX.
Porém, isso precisa ser feito pelo aplicativo do banco. Para acessar, os usuários devem informar a senha e confirmar a transação, o que leva algum tempo. Com o novo formato, o pagamento será simplificado e poderá ser feito em segundos.
Evitando Golpes com o PIX
Embora o PIX seja um sistema seguro, os mesmos golpes aplicados em outras formas de pagamento também podem ser tentados neste meio. Portanto, é importante ficar atento a algumas situações suspeitas, como:
- Recebimento de links por e-mail, SMS ou WhatsApp solicitando pagamentos de serviços não solicitados;
- Contatos de supostos amigos, familiares ou conhecidos pedindo dinheiro “urgentemente”;
- Páginas na internet ou centrais de atendimento falsas, pedindo seus dados bancários.
Sempre que houver dúvida, entre em contato diretamente com sua instituição financeira antes de realizar qualquer transação. Dessa forma, você se protege contra possíveis fraudes e golpes.
O PIX se consolidou como uma solução inovadora e eficiente para as transações financeiras no Brasil. Com sua agilidade, conveniência e segurança, esse sistema de pagamentos instantâneos transformou a forma como as pessoas físicas e jurídicas realizam suas movimentações bancárias.
Ao compreender os detalhes do funcionamento do PIX, suas vantagens em relação a outros métodos de pagamento e as melhores práticas para utilizá-lo com segurança, você pode aproveitar ao máximo os benefícios dessa ferramenta e alcançar um melhor controle de suas finanças.