Nos últimos anos, o mercado automobilístico brasileiro tem passado por diversas transformações. Uma das mais recentes novidades é a chegada de uma nova montadora ao país, pronta para abalar as estruturas e aniquilar rivais, como a Fiat.
Entre 2021 e 2022, a montadora Ford encerrou suas atividades de produção no Brasil, tornando-se apenas uma importadora. Essa mudança deixou um espaço vago no mercado, que foi rapidamente ocupado por uma montadora internacional: a BYD.
A BYD, conhecida por seus carros tecnológicos e com foco em desempenho e economia, tem aterrorizado seus concorrentes, como a Fiat e a Renault. Seus veículos oferecem o que há de melhor em termos de inovação e sustentabilidade.
Chegada oficial da BYD
Em junho de 2023, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, confirmou a compra da antiga fábrica da Ford em Camaçari. Essa planta seria a primeira destinada à produção de carros elétricos no Brasil, representando um investimento inicial de pelo menos R$ 3 bilhões e a criação de 1.200 empregos.
Após uma longa espera, a BYD finalmente pôde chamar a antiga fábrica da Ford de sua. A cerimônia de oficialização do acordo contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin, o CEO global da marca, Wang Chuanfu, e o CEO da BYD Américas, Stella Li.
Revolução dos carros elétricos
Os carros elétricos têm se tornado cada vez mais populares em todo o mundo, e o Brasil não fica para trás nessa tendência. A BYD chegou ao país com planos ambiciosos de oferecer veículos elétricos a preços acessíveis, a partir de R$ 100 mil.
Essa proposta representa uma ameaça real para montadoras como a Fiat, que também estão investindo na eletrificação de seus carros. Com a BYD oferecendo opções mais acessíveis, muitos brasileiros poderão finalmente aderir aos veículos elétricos.
A produção nacional
Embora inicialmente os carros da BYD sejam montados no Brasil com peças importadas da China, a partir de 2025 a montadora começará a efetivamente fabricar os automóveis no país.
A empresa tem um plano de nacionalização que visa atingir um índice de 70% de insumos nacionais, incluindo as baterias de lítio.
Para isso, a BYD está construindo 26 novas instalações, incluindo galpões de produção e uma pista de testes, ocupando uma área de cerca de 1 milhão de m².
As antigas instalações da fábrica da Ford serão destinadas a fornecedores que vão ajudar na produção de partes e peças dos novos veículos.