Pagamento extra além do 13º salário! Nova lei garante liberação do 14º salário à lista de trabalhadores

Os funcionários comemoram ao receberem seus 12 salários mensais regulares. No entanto, além dessas remunerações básicas, muitos profissionais têm direito a benefícios adicionais, como o 13º e o 14º salário.

Neste contexto, vamos abordar uma importante legislação recentemente aprovada que estabelece o pagamento do 14º salário para determinados grupos de trabalhadores em 2024.
Veja mais informações abaixo!
Pagamento do 14º salário
Enquanto o benefício adicional ainda não foi estendido aos aposentados do INSS, certas categorias de trabalhadores já estão sendo contempladas com este pagamento extra.
Segundo informações divulgadas, em 27 de fevereiro de 2024, foi oficialmente autorizada a liberação do 14° salário para os servidores da área educacional de Alagoas.
Além disso, os relatórios indicam que esta conquista foi possível após o governador alagoano, Paulo Dantas (MDB), oficializar a lei que permite esta gratificação para milhares de profissionais.
Afinal, quem tem direito ao 14º salário?
É importante ressaltar que a legislação específica garante este benefício aos servidores efetivos, comissionados e contratados em exercício ativo. O valor da bonificação corresponde a 50% do montante recebido como 13º salário em 2023.
Vale destacar que este recurso chegou em um momento muito oportuno para os servidores, representando um auxílio adicional para quitar pendências financeiras e proporcionar um 2024 mais tranquilo em termos monetários.
A bonificação, implementada como 14º salário, foi depositada através de folha complementar durante o mês de fevereiro, beneficiando um contingente superior a 20 mil servidores.
Comunicado do governador
Em complemento, Sílvio Camelo, líder governista na Assembleia Legislativa, expressou sua gratidão aos parlamentares pela célere aprovação da proposta. “Demos toda a celeridade necessária, e o projeto foi aprovado rapidamente no plenário. Quero agradecer a todos os deputados pelo esforço conjunto,” declarou o parlamentar.
O governador Paulo Dantas enfatizou também o significado de reconhecer o trabalho excepcional dos profissionais educacionais. “Nossos educadores foram fundamentais para garantir a continuidade do ensino durante a pandemia, mesmo em meio a tantas dificuldades. Essa bonificação é um gesto de gratidão pelo empenho e dedicação de cada um,” ressaltou.
Lula vai pagar o 14º salário?
Sobre a questão do 14º salário, Carlos Lupi, Ministro da Previdência indicado pelo presidente Lula, manifestou-se sobre o tema.
Em declaração ao jornal O GLOBO durante 2023, ele explicou que a implementação do 14º salário para beneficiários do INSS apresenta significativas dificuldades orçamentárias.
“O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo porque senão o governo não aguenta“, afirmou.