Nova gigante da Volkswagen? Picape de 286 cavalos maior que a Amarok chega ao mercado com 600 km de autonomia e quase 1 tonelada de carga

A Volkswagen surpreendeu o setor automotivo europeu com o lançamento discreto, mas impactante, da nova Transporter Flatbed DoKa, uma picape que chama atenção por ser maior que a Amarok, ter opção elétrica com até 600 km de autonomia e uma caçamba capaz de transportar até 785 kg. A novidade representa uma guinada importante na estratégia da marca alemã no segmento de utilitários, com foco tanto em eficiência urbana quanto em soluções comerciais modernas.

Embora ainda sem previsão de chegada ao Brasil, o modelo já está disponível na Europa e promete redefinir o conceito de picapes para transporte e serviços. Saiba agora tudo sobre essa nova aposta da Volkswagen, que pode se tornar uma das picapes mais versáteis do mercado.

Um novo tipo de picape: mais longa que a Amarok e voltada ao uso comercial

A Volkswagen Transporter Flatbed DoKa nasce com uma proposta diferente da tradicional Amarok. Enquanto esta última é voltada para o público que busca uma picape robusta, de estilo aventureiro e desempenho fora de estrada, a Transporter Flatbed DoKa prioriza praticidade, espaço interno e versatilidade.

O modelo é derivado da mais recente geração da Transporter, famosa linha de vans da VW. Contudo, nesta nova configuração, ela assume o visual de uma picape com cabine dupla e caçamba aberta. A ideia é clara: oferecer uma alternativa eficiente para empresas e serviços urbanos que precisam de um veículo de carga funcional e com alta autonomia.

Divulgação/VW

Nas dimensões, ela impressiona: são 5,61 metros de comprimento e entre-eixos de 3,5 metros, superando os números da Amarok, que tem cerca de 5,35 metros de comprimento. Com isso, a caçamba mede 2,17 metros de comprimento por 1,94 metro de largura, com área útil superior à média das picapes médias convencionais.

Capacidade de carga: até 785 kg, dependendo da versão

Embora não seja feita para o trabalho pesado em fazendas ou terrenos acidentados, a Transporter Flatbed DoKa oferece uma capacidade de carga generosa para uso urbano e logístico.

  • A versão diesel carrega até 736 kg.

  • A variante elétrica suporta até 785 kg.

Esses números são suficientes para entregas urbanas, pequenos comércios, equipes técnicas e empresas que buscam frotas sustentáveis e eficientes. Além disso, o fato de ser uma picape com cabine dupla permite levar até seis ocupantes, o que amplia ainda mais sua aplicação no dia a dia profissional.

Motorização: diesel tradicional ou até 286 cv no modelo elétrico

A gama de motores oferecida pela Transporter Flatbed DoKa é ampla, justamente para atender diversos perfis de consumidor:

🛠️ Opções a diesel:

  • Motor 2.0 TDI, disponível com 110 cv ou 150 cv.

  • Câmbio manual de seis marchas ou automático de oito velocidades.

  • Tração dianteira ou integral (dependendo da configuração).

Divulgação/VW

⚡ Versões elétricas (zero emissão):

  • Motor com 136 cv, 215 cv ou 286 cv na versão topo de linha.

  • Torque imediato de mais de 41 kgfm na versão mais potente.

  • Autonomia de até 600 km no ciclo WLTP europeu.

O grande destaque, sem dúvida, está na variante 100% elétrica, que coloca a Volkswagen no mesmo campo de disputa de rivais como o Fiat e-Ducato e o Renault Master E-Tech. Com mais potência e maior alcance, a Transporter Flatbed DoKa se apresenta como uma das picapes elétricas mais completas da atualidade.

Visual funcional, mas pronto para transformação

No design, a Volkswagen optou por manter a estética simples e funcional da linha Transporter. A picape não tem os elementos mais robustos da Amarok ou versões aventureiras como a PanAmericana. Aqui, a proposta é utilitária e prática.

As rodas são de aço de 16 polegadas, com a opção de rodas de liga leve do mesmo tamanho. Isso facilita a manutenção e torna o modelo mais acessível para empresas e frotas.

No entanto, quem quiser um visual mais parrudo pode recorrer a preparadoras especializadas, como a Delta 4×4, que já oferece kits de personalização com para-choques reforçados, pneus off-road e até suspensão elevada, transformando a picape em algo visualmente mais próximo de uma Amarok off-road.

Preço e lançamento: valores na Alemanha já divulgados

Os preços da Volkswagen Transporter Flatbed DoKa na Alemanha revelam o posicionamento do modelo no mercado:

  • Versão diesel: a partir de € 46.586 (cerca de R$ 267 mil).

  • Versões elétricas: a partir de € 62.128 (aproximadamente R$ 356 mil), podendo chegar a € 66.316 (em torno de R$ 380 mil).

Esses valores colocam a picape em uma faixa de preço próxima a de vans premium, o que reforça seu foco no segmento corporativo e urbano, e não exatamente no consumidor rural ou tradicional de picapes médias.

A Transporter Flatbed DoKa vem para o Brasil?

Por ora, não há confirmação oficial da Volkswagen sobre o lançamento da Transporter Flatbed DoKa no Brasil. No entanto, o modelo pode fazer sentido para o mercado nacional, especialmente em grandes cidades onde a mobilidade elétrica e a logística urbana estão ganhando cada vez mais espaço.

Com a Amarok focada no consumidor que busca um veículo off-road, a nova picape com base na Transporter pode complementar a linha de utilitários da VW no Brasil, oferecendo uma alternativa voltada ao transporte eficiente e sustentável.

Uma picape diferente de tudo o que a Volkswagen já fez

A Volkswagen Transporter Flatbed DoKa chega para preencher uma lacuna importante entre vans, utilitários e picapes. Com cabine dupla, caçamba funcional, versões elétricas e capacidade para quase uma tonelada de carga, ela se destaca como um veículo versátil e futurista para transporte urbano.

Maior que a Amarok, mas com foco totalmente diferente, a nova picape da VW representa um passo ousado rumo à eletrificação e à diversificação da linha de veículos comerciais da marca. Resta agora acompanhar se a novidade desembarcará em solo brasileiro — e se cairá no gosto das empresas que buscam eficiência com sustentabilidade.

Saulo Moreira

Saulo Moreira

Saulo Moreira dos Santos é um profissional comprometido com a comunicação e a disseminação de informações relevantes. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Com mais de 15 anos de experiência como redator web, Saulo se especializou na produção de artigos e notícias sobre temas de grande interesse social, incluindo concursos públicos, benefícios sociais, direitos trabalhistas e futebol.