NOTÍCIA SUPER SALVADORA para quem trabalhou em 2022 saiu HOJE (13/10) e brasileiros pulam de alegria
As instituições financeiras Caixa e Banco do Brasil recentemente divulgaram a tão aguardada notícia de Outubro de 2023, sobre o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep, especialmente considerando as últimas transferências do governo do ano-base 21.
A saber, a pandemia do Covid-19 resultou em uma série de mudanças no calendário de pagamento do PIS/Pasep para o ano-base 2020. Os recursos que seriam destinados ao pagamento do foram realocados para o combate à doença, levando ao adiamento do pagamento em 2021. Logo, o pagamento referente ao ano-base 2020 foi efetuado em 2022. Em seguida, o PIS/Pasep do ano-base 2021, que deveria ter sido pago em 2022, só começou a ser pago em fevereiro de 2023.
Previsões para o pagamento do PIS/Pasep 2023
Com base nessa sequência de eventos, espera-se que o pagamento do abono salarial para aqueles que trabalharam em 2022 seja feito em 2024. No entanto, vale destacar que essa situação pode sofrer alterações. Até o momento, o Governo Federal não fez nenhuma declaração sobre a regularização do calendário do PIS/Pasep.
Os trabalhadores da iniciativa privada receberão o PIS através da Caixa Econômica Federal, enquanto os servidores públicos receberão o Pasep pelo Banco do Brasil. Fique atento a possíveis atualizações e informações oficiais sobre o cronograma de pagamentos.
Quem tem direito ao PIS/Pasep?
O trabalhador que está inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos e que trabalhou formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos, tem direito ao benefício.
É necessário também que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Os trabalhadores podem verificar se têm direito ao saque pelo site do governo federal ou da Carteira de Trabalho Digital. A central Alô Trabalhador, telefone 158, também está disponível para atendimento.
O valor do PIS/Pasep é determinado com base no salário mínimo do ano em que ocorre o pagamento. Portanto, o valor a ser pago no PIS 2024 só será conhecido após o governo apresentar o valor do salário mínimo para o próximo ano.
Como o PIS/PASEP é calculado?
Ainda não há uma definição sobre o valor exato do PIS/PASEP em 2024. No entanto, a lógica de cálculo deve permanecer a mesma. Para receber o valor máximo, é preciso que o trabalhador tenha realizado algum tipo de atividade por 12 meses.
Se o período for menor, ele deverá dividir o salário mínimo por 12 e multiplicar pelos meses trabalhados.
Quem tem direito ao PIS/PASEP?
Para ter direito ao PIS/PASEP, o trabalhador deve atender a alguns critérios. Entre eles:
- Ter a remuneração mensal de, no máximo, dois salários mínimos;
- Não ter trabalhado para pessoa física;
- Possuir cadastro no sistema do PIS/PASEP há, no mínimo, cinco anos;
- Ter trabalhado por, no mínimo, trinta dias durante o ano base.
O calendário de liberação do PIS/PASEP 2024 ainda não foi divulgado pelo governo. No entanto, com base em anos anteriores, é esperado que as datas sejam anunciadas em dezembro de 2023.
Como sacar o PIS
Após fazer o download do aplicativo Caixa Tem, siga os passos abaixo para saber como sacar o PIS:
- Abra o aplicativo e faça login utilizando CPF e senha;
- Selecione a opção “abono salarial”;
- Se houver algum valor disponível, é só realizar a transferência para uma conta de sua preferência.
Com o cartão cidadão, é possível sacar o PIS nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui, além de nas agências do banco mediante uso de senha pessoal.
Caso o trabalhador não possua o Cartão Social, o valor do benefício pode ser sacado em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de um dos documentos oficiais de identificação. É possível sacar o PIS em uma agência lotérica com o cartão cidadão e senha cadastrada em mãos.