Mudança no INSS impacta quem deseja se aposentar ainda em 2023; confira quais são as novas regras

Mudança no INSS impacta quem deseja se aposentar ainda em 2023; confira quais são as novas regras
Mudança no INSS impacta quem deseja se aposentar ainda em 2023; confira quais são as novas regras – Imagem: Reprodução.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma instituição primordial na vida financeira dos brasileiros, oferecendo suporte financeiro durante a aposentadoria e em momentos de necessidade.

Com a reforma da Previdência implementada em 2019, as regras para a aposentadoria têm sofrido alterações anuais, exigindo uma constante atenção dos beneficiários. Confiras as transições a seguir.

Transições de aposentadoria

As transições de aposentadoria foram estabelecidas para amenizar o impacto da reforma da Previdência sobre os trabalhadores no mercado de trabalho.

Desse modo, o beneficiário tem autonomia para escolher a forma mais vantajosa de se aposentar. Das cinco transições existentes, três sofrerão alterações em 2023.

Transição por pontos

A transição por pontos é baseada na idade e no tempo de contribuição do trabalhador. Em 2023, a mulher precisa alcançar 90 pontos e o homem, 100.

Além disso, é necessário ter contribuído por, no mínimo, 30 anos (mulher) e 35 anos (homem). Essa regra sofrerá mudanças até 2033 para mulheres (100 pontos) e 2028 para homens (105 pontos).

Transição por Idade e Tempo de Contribuição

Nessa modalidade, a idade mínima para aposentadoria aumenta progressivamente. Em 2023, a mulher precisa ter 58 anos e o homem, 63, além de uma contribuição mínima de 30 anos (mulher) e 35 anos (homem).

Transição por Idade

A idade mínima para aposentar aumenta 6 meses por ano para as mulheres, até chegar a 62 anos em 2023. Para os homens, a idade mínima permanece em 65 anos. Além disso, é necessário ter contribuído por, pelo menos, 15 anos.

Como simular a aposentadoria?

A simulação da aposentadoria pode ser feita seguindo esses passos:

1. Reúna suas informações financeiras e previdenciárias:

  • Documentos de identificação pessoal.
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
  • Extratos de contribuições ao INSS.
  • Informações sobre outros planos de previdência privada, se aplicável.

2. Acesse o site do INSS:

  • Você pode usar a calculadora de aposentadoria no site oficial do INSS (www.inss.gov.br) para fazer uma simulação.

3. Informe seus dados:

  • Preencha as informações solicitadas na calculadora, que podem incluir sua data de nascimento, data de início das contribuições, salário de contribuição, entre outras.

4. Escolha o tipo de aposentadoria:

  • Selecione o tipo de aposentadoria que deseja simular.

5. Receba o resultado:

  • A calculadora apresentará um valor estimado da sua aposentadoria com base nos dados inseridos.

6. Consulte um especialista em previdência:

Caso tenha dúvidas ou queira uma simulação mais precisa, é aconselhável consultar um especialista em previdência ou um contador.

Calendário de outubro do INSS

Enquanto alguns brasileiros buscar saber quando poderão se aposentar, outros recebem o pagamento do INSS. Veja o calendário abaixo:

Beneficiários que recebem um salário mínimo:

FinalData de Pagamento
125 de outubro
226 de outubro
327 de outubro
430 de outubro
531 de outubro
61º de novembro
73 de novembro
86 de novembro
97 de novembro
08 de novembro

Beneficiários que recebem acima de um salário mínimo:

FinaisData de Pagamento
1 e 61º de novembro
2 e 73 de novembro
3 e 86 de novembro
4 e 97 de novembro
5 e 08 de novembro

Onde consultar o benefício do INSS?

Caso não tenha o NB disponível, é possível consultar informações sobre o benefício previdenciário usando o CPF. Existem quatro maneiras principais de fazer isso:

  • Pelo site do Meu INSS;
  • Pelo aplicativo Meu INSS;
  • Pela Central 135;
  • Na agência do INSS.
Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos.Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se manterem bem informadas sobre temas essenciais para a vida profissional e social.Ao interpretar legislações trabalhistas, analisar editais de concursos ou detalhar benefícios sociais, Carolina Ramos Farias reafirma sua missão de tornar a informação mais compreensível e relevante para o público.