Direitos do TrabalhadorFGTSNotícias

SAIU HOJE: Mudança GIGANTESCA no FGTS foi confirmada e trabalhadores com carteira assinada há 1,2,3,4,5,6 anos ficam em choque

SAIU HOJE: Mudança GIGANTESCA no FGTS foi confirmada e trabalhadores com carteira assinada há 1,2,3,4,5,6 anos ficam em choque

SAIU HOJE: Mudança GIGANTESCA no FGTS foi confirmada e trabalhadores com carteira assinada há 1,2,3,4,5,6 anos ficam em choque
SAIU HOJE: Mudança GIGANTESCA no FGTS foi confirmada e trabalhadores com carteira assinada há 1,2,3,4,5,6 anos ficam em choque! | Foto: reprodução

Em 2024, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) passará por algumas mudanças importantes que afetarão todos os trabalhadores CLT no Brasil. As novas regras prometem alterar significativamente o planejamento financeiro de milhões de brasileiros. Entre as mudanças, está a liberação do saldo total do FGTS, o fim da modalidade de saque-aniversário e a introdução de uma nova forma de acesso aos recursos.

FGTS anuncia mudanças no saque-aniversário para quem é carteira assinada

Atualmente, os trabalhadores têm restrições para sacar o FGTS, podendo retirar o valor total apenas em situações específicas, como demissão sem justa causa. Com a mudança, a expectativa é que todos possam acessar o saldo total, ajudando cerca de 8 milhões de pessoas, conforme anunciado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Além disso, o saque-aniversário, que permite ao trabalhador retirar até 50% do saldo do FGTS no mês do seu aniversário, será extinto. A proposta em discussão visa substituir essa modalidade por uma alternativa que ofereça mais flexibilidade. Hoje em dia, quem opta pelo saque-aniversário fica com o saldo restante bloqueado por dois anos em caso de demissão.

Já a nova proposta busca melhorar as condições para os trabalhadores, oferecendo uma maneira mais flexível de acessar os recursos do FGTS. A ideia é permitir retiradas anuais parciais sem a necessidade de abrir mão do saldo restante em caso de demissão. Também, será possível utilizar até 10% do saldo do FGTS como garantia para empréstimos consignados, com taxas de juros menores comparadas a outros tipos de crédito.

Como consultar o lucro do FGTS?

Para conferir o lucro do seu FGTS, você pode utilizar o aplicativo oficial do FGTS ou acessar o site da Caixa Econômica Federal. Primeiro, instale o aplicativo no seu celular, faça login com seu CPF e senha, e vá até a seção “Meu FGTS”. Lá, você encontrará a opção para visualizar o extrato e checar o lucro recebido. Caso prefira, é possível fazer a consulta também pelo site da Caixa ou diretamente em uma agência.

Ao verificar o lucro do FGTS, é crucial tomar precauções para proteger suas informações. Por isso, use apenas sites oficiais e verifique se a conexão é segura, com o endereço começando com “https” e um cadeado na barra de endereços.

Além disso, crie senhas fortes e evite acessar suas contas em redes Wi-Fi públicas. Mantenha seu aplicativo sempre atualizado e esteja atento a e-mails suspeitos, já que a Caixa nunca solicita dados pessoais por esse meio.

Saulo Moreira

Saulo Moreira dos Santos, 29 anos, é um profissional comprometido com a comunicação e a disseminação de informações relevantes. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador, descobriu sua verdadeira vocação na escrita e na criação de conteúdo digital. Com mais de 15 anos de experiência como redator web, Saulo se especializou na produção de artigos e notícias sobre temas de grande interesse social, incluindo concursos públicos, benefícios sociais, direitos trabalhistas e futebol. Sua busca por precisão e relevância fez dele uma referência nesses segmentos, ajudando milhares de leitores a se manterem informados e atualizados.… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x