MEGA NOVIDADE HOJE (21/10): Abono salarial PIS/Pasep SURPREENDE com novidade HOJE e pega todos de surpresa
Nos últimos tempos, muitas pessoas têm se questionado sobre o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep para aqueles que trabalharam em 2022. Com o término dos pagamentos referentes ao ano-base 2021, é natural que surjam dúvidas e expectativas em relação ao próximo calendário.
Devido à pandemia de Covid-19, o pagamento do abono salarial PIS/Pasep referente ao ano-base 2020 foi adiado para 2021. Isso ocorreu porque os recursos destinados a esse fim foram realocados pelo Governo Federal para o combate à doença. Como consequência desse ajuste, o calendário do abono salarial foi modificado.
Dessa forma, o abono salarial referente ao ano-base 2020 foi pago em 2022, já que o pagamento foi adiado. Em seguida, o PIS/Pasep do ano-base 2021, que deveria ter sido pago em 2022, começou a ser efetuado somente em fevereiro de 2023. Com base nessa sequência, podemos afirmar que o pagamento do abono salarial para quem trabalhou em 2022 ocorrerá somente em 2024.
É importante ressaltar que a situação pode sofrer alterações. Até o momento, o Governo Federal não emitiu nenhum comunicado oficial sobre a regularização do calendário do PIS/Pasep. Portanto, é fundamental que os trabalhadores fiquem atentos a possíveis atualizações e informações oficiais sobre o cronograma de pagamentos.
Quem tem direito ao PIS/Pasep?
Para ter direito ao benefício do abono salarial do PIS/Pasep, é necessário preencher alguns requisitos. O trabalhador deve estar inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos e ter trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração. Além disso, é necessário que a remuneração mensal média seja de até dois salários mínimos.
Outro requisito importante é que os dados do trabalhador tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Para verificar se você tem direito ao saque do abono salarial, é possível utilizar o site do governo federal ou da Carteira de Trabalho Digital. Além disso, a central Alô Trabalhador, pelo telefone 158, também está disponível para atendimento e esclarecimento de dúvidas.
Valor do abono salarial PIS/Pasep
O valor do abono salarial do PIS/Pasep é determinado com base no salário mínimo do ano em que ocorre o pagamento. Portanto, somente será possível saber o valor a ser pago no PIS 2024 após o governo apresentar o valor do salário mínimo para o próximo ano.
É importante destacar que o valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada no ano-base. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 101, sendo que períodos iguais ou superiores a 15 dias são contabilizados como mês cheio.
O valor pago corresponde ao salário mínimo atual dividido por 12 e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados no ano-base. No ano de 2023, o salário mínimo é de R$ 1.302,00. Portanto, aqueles que trabalharam os 12 meses com carteira assinada receberão o salário mínimo cheio como benefício.
Como consultar o PIS/Pasep pela Internet
Para consultar se você tem direito ao abono salarial do PIS/Pasep, é possível utilizar a internet de forma rápida e fácil. Siga os passos abaixo:
- Acesse o site gov.br/pt-br/servicos/sacar-o-abono-salarial e clique em “Iniciar”;
- Selecione o botão “Entrar com Gov.br”;
- Informe seu CPF e clique em “Continuar”;
- Informe sua senha e pressione o botão “Entrar”;
- Na página principal do Portal Emprega Brasil, selecione o quadrado “Abono salarial”;
- Certifique-se de que o ano base selecionado é o de 2021 e observe a coluna “Habilitado” para verificar se você tem direito ao PIS 2023. Caso possa receber o benefício, verá o botão “Sim” no local;
- Para mais informações, clique sobre o ícone de olho, localizado logo abaixo da coluna “Ações”.
Como sacar o abono salarial do PIS 2023
Se você possui o Cartão do Cidadão, é possível utilizar esse recurso para receber o abono nas lotéricas ou nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal. Além disso, também é possível receber o valor em uma agência da instituição financeira, sendo necessário apresentar um documento oficial com foto.
Caso você tenha conta corrente ou poupança na Caixa, poderá receber o valor utilizando o Internet Banking da instituição.
Como receber o Pasep 2023
No caso do Pasep, o benefício pode ser sacado na conta corrente ou poupança de clientes do Banco do Brasil. Caso o trabalhador queira receber o valor em outro banco, é possível realizar uma transferência para a instituição financeira de preferência por meio do site “bb.com.br/pasep” ou em um caixa eletrônico do BB.