EconomiaGeral

Martelo batido! Mais de 600 mil pessoas podem não receber a restituição do Imposto de Renda em 2024 e choca brasileiros

A Receita Federal anunciou que mais de 600 mil pessoas podem perder a restituição de 2024 se não tomarem as medidas necessárias. Fez sua declaração este ano? Verifique agora se você está nessa lista.

Martelo batido! Mais de 600 mil pessoas podem não receber a restituição do Imposto de Renda em 2024 e choca brasileiros
Martelo batido! Mais de 600 mil pessoas podem não receber a restituição do Imposto de Renda em 2024 e choca brasileiros. Foto: Reprodução

O quinto e último lote regular da restituição 2024 está sendo pago pela Receita Federal. A partir do próximo mês, começam os pagamentos dos lotes residuais, destinados aos contribuintes que caíram na malha fina. Mais de 600 mil pessoas estão nessa situação.

Esse número representa 2,5% do total de 45,2 milhões de declarações recebidas este ano com direito à restituição.

Malha fina 2024

De acordo com a Receita, essas mais de 600 mil declarações foram retidas por problemas.

Isso ocorre, por exemplo, quando uma informação enviada não corresponde aos dados já registrados no sistema.

Os contribuintes têm duas opções: corrigir a informação errada ou comprovar sua veracidade.

Caso contrário, esses contribuintes podem não receber a restituição.

Como corrigir uma declaração do Imposto de Renda?

Tanto a correção quanto a comprovação devem ser feitas pelo site da Receita Federal ou pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”.

A correção pode ser feita na aba “Pendências de malha”. Nesta matéria, você encontra o passo a passo para fazer a retificação pelo site ou app.

Como as informações são confirmadas com base nos dados enviados por profissionais, instituições financeiras, educacionais, entre outras, é importante verificar qual dado está incorreto.

A omissão de rendimentos é uma das principais razões que levam uma declaração para a malha fina.

O que é o Imposto de Renda?

O Imposto de Renda é um tributo federal cobrado todo ano sobre os ganhos dos brasileiros. Ele monitora o crescimento patrimonial das pessoas ao longo do tempo.

Para fazer esse controle, desde 1922 o governo pede que trabalhadores e empresas declarem seus rendimentos anuais à Receita Federal. No ano seguinte, o órgão verifica se o valor cobrado corresponde ao que deveria ser pago de acordo com os ganhos informados.

Por que pagar Imposto de Renda? Afinal, para onde esse dinheiro é destinado?

Segundo o Ministério da Fazenda, parte dos tributos coletados é aplicada em saúde, educação, programas sociais, segurança e diversos serviços públicos oferecidos aos brasileiros.

Outra parcela é direcionada a iniciativas de geração de emprego e inclusão social, como reforma agrária, construção de moradias populares, saneamento e revitalização de áreas degradadas.

Há também recursos voltados para investimentos em infraestrutura, segurança pública, cultura, esporte, proteção ambiental e fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico. Assim, o pagamento do Imposto de Renda contribui para melhorias no país.

Abquesia Farias

Abquesia Farias Modesto é uma jovem profissional entusiasta da comunicação digital. Aos 22 anos, cursa graduação na Faculdade Pitágoras, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, onde aprimora seus conhecimentos e habilidades na área. Com mais de quatro anos de experiência como redatora web, especializou-se na produção de conteúdos informativos sobre temas essenciais para o cotidiano dos brasileiros. Seu trabalho abrange benefícios sociais, como Bolsa Família e Auxílio-Gás, além de direitos trabalhistas, incluindo FGTS e PIS/PASEP. Além disso, possui ampla experiência na área de finanças e investimentos, oferecendo informações acessíveis e relevantes para quem busca aprimorar sua vida… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x