O governo brasileiro divulgou informações atualizadas até 29 de setembro, revelando que 13,4 milhões de cidadãos já obtiveram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O documento está disponível para emissão em todas as unidades federativas, incluindo o Distrito Federal.
Os dados mais recentes mostram que 7,1 milhões de documentos foram emitidos para mulheres (53%) e 6,3 milhões para homens (47%). A faixa etária com maior número de emissões é a de 15 a 19 anos, representando 1,5 milhão de documentos, ou 11,5% do total.
Minas Gerais lidera o ranking de emissões, com 1,59 milhão de novos documentos. Em segundo lugar está o Rio Grande do Sul, que realizou um mutirão após as enchentes, totalizando 1,47 milhão de emissões.
A emissão da CIN começou em junho de 2022 no Rio Grande do Sul. Roraima foi o último estado a oferecer o serviço, em setembro de 2024.
Como obter a CIN?
A Carteira de Identidade Nacional é emitida pelos institutos de identificação estaduais. Para solicitar o documento, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou casamento.
Confira abaixo os links para agendamento da CIN em cada estado:
- Acre
- Alagoas
- Amapá
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Pará
- Paraíba
- Paraná
- Pernambuco
- Piauí
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rio Grande do Sul
- Rondônia
- Roraima
- Santa Catarina
- São Paulo
- Sergipe
- Tocantins