Benefícios SociaisBolsa FamíliaGeral

MARTELO BATIDO HOJE (02/03) por LULA para NIS 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0 do Bolsa Família que recebem R$600, R$650 e até mais

Bolsa Família Drex
Bolsa Família. Foto: Montagem/Reprodução

O Bolsa Família é um programa social do governo brasileiro que visa combater a pobreza e a desigualdade social. Ele fornece auxílio financeiro mensal para famílias em situação de vulnerabilidade, ajudando-as a suprir suas necessidades básicas.

Recentemente, a Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento do benefício, anunciou mudanças na forma de pagamento do Bolsa Família.

Martelo batido por Lula altera forma de pagamento do Bolsa Família

Segundo recentes informações, uma mudança está prevista no Bolsa Família relacionada a forma de pagamento do benefício. Antes, o benefício era pago por meio de saque em agências bancárias ou casas lotéricas.

Agora, com o desenvolvimento de uma nova moeda digital no Brasil, chamada Drex, a intenção do governo é facilitar o pagamento do Bolsa Família mesmo em locais sem acesso à internet e onde o Pix não é acessível.

Vale ressaltar que essa iniciativa é estudada pela Caixa Econômica Federal em parceria com o Banco Central, Elo e Microsoft, e tem como objetivo trazer mais inclusão financeira e comodidade para os beneficiários do programa social.

Entenda o pagamento do Bolsa Família via Drex

De acordo com as estimativas do projeto, cerca de 5% do total de beneficiários do Bolsa Família poderá receber os valores via Drex. A intenção é fazer o depósito em um cartão utilizável em locais sem conexão com a internet.

Neste sentido, a proposta busca facilitar o acesso ao benefício para as famílias contempladas, mesmo aquelas que residem em regiões remotas, como comunidades ribeirinhas. Assim, será possível evitar o deslocamentos dessas pessoas para cidades maiores.

Novo meio de pagamento do Bolsa Família e a economia 

Conforme a Caixa, o objetivo é impulsionar transações locais e movimentar economias regionais com essa nova funcionalidade. A estatal ainda afirmou seu compromisso com inovações tecnológicas ao citar sua participação no projeto do Drex.

Vale adiantar que os testes para pagamentos offline de benefícios sociais, conforme as regras do Banco Central, são um dos pilares para o desenvolvimento do projeto atualmente.

Ademias, a Caixa destacou com muito orgulho a conclusão antecipada das etapas de desenvolvimento do projeto da nova moeda digital programadas para 2023, cumprindo assim todo o cronograma previsto pelo órgão regulador.

Devido a estes avanços, o superintendente nacional da instituição financeira, Rafael Dias Silva, anunciou que os testes para o pagamento por meio do Drex, estão previstos para começar entre abril e maio.

Os benefícios do uso do Drex no Bolsa Família

Como já citado, o uso do Drex trará diversos benefícios tanto para os beneficiários do Bolsa Família quanto para o governo e as instituições financeiras.

De antemão, para os beneficiários do programa, facilita no processo de utilização do benefício, uma vez que não será necessária a locomoção para á regiões mais movimentadas para saque dos valores.

Para o governo, o Drex facilitará o controle dos pagamentos, uma vez que todas as transações poderão ser rastreadas. Isso também contribuirá para a redução de fraudes e irregularidades, aumentando a segurança e eficiência do programa social.

Já para as instituições financeiras, o uso do Drex representa uma oportunidade de modernização e inovação, além de possibilitar a inclusão financeira de um maior número de pessoas.

Bolsa Família vai fazer pagamentos de março

O calendário de pagamento do Bolsa Família é divulgado anualmente pelo Ministério da Cidadania e estabelece as datas em que os benefícios serão pagos para saque, levando em consideração o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do titular do benefício.

Neste mês de março, haverá duas antecipações nos pagamentos do Bolsa Família referentes aos repasses das segundas-feiras. Os contemplados desses dias poderão receber o pagamento no sábado anterior. Confira as datas:

  • NIS de final 1: depósito na conta em 15 de março;
  • NIS de final 2: depósito na conta em 18 de março (1º antecipação, pagamento será no sábado, dia 16/03);
  • NIS de final 3: depósito na conta em 19 de março;
  • NIS de final 4: depósito na conta em 20 de março
  • NIS de final 5: depósito na conta em 21 de março;
  • NIS de final 6: depósito na conta em 22 de março;
  • NIS de final 7: depósito na conta em 25 de março (2º antecipação, pagamento será no sábado, dia 23/03);
  • NIS de final 8: depósito na conta em 26 de março;
  • NIS de final 9: depósito na conta em 27 de março;
  • NIS de final 0: depósito na conta em 28 de março.

É importante lembrar que as datas de pagamento do Bolsa Família podem variar de acordo com o final do NIS e que os valores são depositados diretamente na conta bancária do titular do benefício.

Caso a família não possua uma conta bancária, o saque pode ser realizado em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos. Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x