Lula dá canetada de R$ 500 milhões e beneficiários do Cadúnico poderão pegar dinheiro emprestado
O presidente Lula aprovou recentemente uma medida que traz uma chance importante para brasileiros inscritos no Cadastro Único do Governo Federal.
A ideia é facilitar empréstimos para quem recebe ajuda do governo e quer começar um pequeno negócio. Isso faz parte de um plano maior para melhorar a economia do país e ajudar pessoas de baixa renda a empreender.
Qual é o novo programa lançado pelo presidente Lula?
O programa se chama Acredita e vai dar crédito de forma mais fácil para pequenos empreendedores. É voltado principalmente para quem já tem um negócio, mesmo que informal, permitindo que se tornem Microempreendedores Individuais (MEI). Assim, o programa quer não só criar novos negócios, mas também fortalecer os que já existem.
O crédito é principalmente para quem está no Cadastro Único, mas não só. Também inclui trabalhadores informais e pequenos agricultores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Além disso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai ajudar com orientações e formalização dos negócios.
Detalhes do Financiamento e Expectativas Econômicas
De acordo com a especialista Carolina Ramos, do site Revista dos Benefícios, o Governo Federal separou R$ 500 milhões para começar a dar esses empréstimos. Grandes bancos do governo, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, vão cuidar do dinheiro e decidir os juros. Um dos pontos positivos é que os beneficiários terão juros mais baixos e formas mais fáceis de pagar.
Para conseguir o crédito, os beneficiários precisam registrar-se como MEI, com ajuda do Sebrae. Depois disso, devem pedir o empréstimo diretamente na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil. Esses bancos vão analisar cada caso, olhando para o perfil do solicitante, se o negócio tem chance de dar certo e se a pessoa consegue pagar o empréstimo.