Lula confirmou o 13º salário HOJE (18/03) ANTECIPADO? Recebo R$1.412, vou ter direito ao CALENDÁRIO OFICIAL? Veja agora as datas de 24,25,26,29,30/04, 2,3,6,7 e 8/5 para os APOSENTADOS

Lula confirmou o 13º salário HOJE (17/03), entenda. Foto: Reprodução
Lula confirmou o 13º salário HOJE? entenda. Foto: Reprodução

Os brasileiros que estão cadastrados no INSS podem comemorar uma importante notícia que acaba de sair. Em decreto oficial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva antecipou os pagamentos do 13º salário.

Todas as pessoas que receberam o auxílio por incapacidade temporária, aposentadoria, auxílio-acidente e outros fatores poderão receber valores de R$1.412 e até mais (conforme o teto do INSS). Confira abaixo mais informações e saiba se você participa do programa!

Lula antecipa 13º do INSS e garante benefício para milhões de brasileiros

Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) assinou um decreto que antecipa o pagamento do abono anual aos beneficiários da Previdência Social, popularmente conhecido como “13º do INSS”.

Terão direito aos benefícios todos aqueles que estão cadastrados no auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão da Previdência Social.

Tradicionalmente, o INSS é pago no segundo semestre de cada ano. No entanto, ao longo dos últimos anos, o governo tem antecipado o benefício com o intuito de fomentar a atividade econômica. Em 2022 e 2023, por exemplo, o abono foi pago nos meses de maio e junho.

De acordo com o decreto presidencial, o abono será dividido em duas parcelas, conforme o calendário divulgado. Confira abaixo as datas de pagamento do 13º do INSS, considerando o valor do salário mínimo:

Para quem recebe até 1 salário mínimo:

  • Final do NIS: 1 – pagamentos em 24/4 e 24/5
  • Final do NIS: 2 – pagamentos em 25/4 e 27/5
  • Final do NIS: 3 – pagamentos em 26/4 e 28/5
  • Final do NIS: 4 – pagamentos em 29/4 e 29/5
  • Final do NIS: 5 – pagamentos em 30/4 e 31/5
  • Final do NIS: 6 – pagamentos em 2/5 e 3/6
  • Final do NIS: 7 – pagamentos em 3/5 e 4/6
  • Final do NIS: 8 – pagamentos em 6/5 e 5/6
  • Final do NIS: 9 – pagamentos em 7/5 e 6/6
  • Final do NIS: 0 – pagamentos em 8/5 e 7/6

Para quem recebe mais que 1 salário mínimo:

  • Final do NIS: 1 e 6 – pagamentos em 2/5 e 3/6
  • Final do NIS: 2 e 7 – pagamentos em 3/5 e 4/6
  • Final do NIS: 3 e 8 – pagamentos em 6/5 e 5/6
  • Final do NIS: 4 e 9 – pagamentos em 7/5 e 6/6
  • Final do NIS: 5 e 0 – pagamentos em 8/5 e 7/6

Os beneficiários do INSS devem ficar atentos ao calendário para garantir o recebimento integral do abono. Vale ressaltar que os valores estão sujeitos aos descontos legais, como o Imposto de Renda, conforme a legislação vigente. Para mais informações e esclarecimentos, os segurados podem consultar o site oficial do INSS ou buscar orientação junto aos canais de atendimento disponibilizados pelo órgão.

Como funciona o 13º salário do INSS?

O 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) funciona de maneira semelhante ao 13º salário no setor privado. O 13º salário, também conhecido como gratificação natalina, é um benefício garantido aos segurados da Previdência Social no Brasil.

Aqui estão alguns pontos-chave sobre como funciona o 13º do INSS:

  1. Quem tem direito: aposentados, pensionistas, auxílio-doença, entre outros.
  2. Cálculo do valor: O valor do 13º salário corresponde a 1/12 avos da soma dos salários de contribuição do segurado durante o ano. Ele é calculado com base na média dos salários de contribuição do segurado, considerando o período de janeiro a dezembro.
  3. Pagamento: O pagamento do 13º salário é realizado em duas parcelas. A primeira parcela deve ser paga entre fevereiro e novembro, e corresponde a 50% do valor do benefício. A segunda parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro e representa a outra metade do valor.
  4. Descontos: Assim como nos salários mensais, sobre o 13º salário também incidem descontos, como o Imposto de Renda, caso o benefício seja tributável.
  5. 13º salário proporcional: Caso o segurado não tenha recebido benefício por todo o ano, o valor do 13º salário será proporcional ao período de recebimento do benefício.
Saulo Moreira

Saulo Moreira

Saulo Moreira dos Santos é um profissional comprometido com a comunicação e a disseminação de informações relevantes. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Com mais de 15 anos de experiência como redator web, Saulo se especializou na produção de artigos e notícias sobre temas de grande interesse social, incluindo concursos públicos, benefícios sociais, direitos trabalhistas e futebol.