Notícias

Veja se o seu CPF entrou na lista hoje 09/12! IPVA gratuito para mais de 700 mil MOTOS é confirmado e brasileiros soltam fogos

O fim do ano chega com muitas contas para pagar, e uma das mais pesadas para quem tem veículo é o IPVA. Esse imposto, que os estados cobram todo ano, ajuda a financiar serviços como saúde e educação, mas para muita gente é um gasto que pesa no bolso.

Em 2024, o valor do IPVA variou bastante de estado para estado, com taxas entre 1% e 4% do preço do veículo. Por exemplo, quem tem carro em São Paulo paga até 4% do valor do carro como IPVA. Para motos, o valor costuma ser menor, mas ainda é uma preocupação, principalmente para quem usa o veículo para trabalhar.

Mesmo com descontos para pagar à vista ou opções de parcelamento, muitas famílias não conseguem manter o pagamento em dia. Quando isso acontece, podem surgir problemas como multas e dificuldade para licenciar o veículo. Mas agora, uma boa notícia pode trazer alívio para quem tem motos pequenas. Quer saber se o IPVA da sua moto pode sair de graça? Confira abaixo.

IPVA zero para motos de até 170 cilindaras; veja como funciona a nova regra. Foto: Reprodução
IPVA zero para motos de até 170 cilindaras; veja como funciona a nova regra. Foto: Reprodução

IPVA Gratuito para motos de até 170 cilindradas: quem está na lista?

O Senado aprovou uma nova regra que permite aos estados zerar o IPVA para motos de até 170 cilindradas. A ideia é ajudar trabalhadores que dependem da moto para se locomover ou ganhar o sustento. Alguns estados já começaram a aplicar a novidade.

Quais estados já aplicam a isenção?

  • Paraíba: Desde 2023, motos pequenas não pagam mais IPVA no estado.
  • Paraná: Está para aprovar a isenção, que deve começar em 2025 e beneficiar mais de 700 mil motos.
  • Outros estados: Muitos estão avaliando a ideia para dar esse alívio aos moradores.

Quem tem direito?

  • Donos de motos de até 170 cilindradas que estejam com a documentação em dia.
  • Motos registradas no estado que já aderiu à isenção.

Como consultar?

  1. Entre no site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do seu estado.
  2. Procure a opção de consulta com CPF ou número do Renavam.
  3. Veja se sua moto está na lista e se você precisa regularizar algo para aproveitar o benefício.

Lista de motos que podem ser isentas de IPVA em 2025

  • Honda: CG 160, NXR 160 Bros, Pop 110i, Biz 125, Biz 110i, PCX, Elite, ADV 150.
  • Yamaha: Factor 150, Factor 125, Crosser 150, Fazer 150, Neo 125, NMax 160, Fluo.
  • Shineray: XY50, Jet 50, Phoenix 50, Ray 50, New Super Smart, Jef 150, Jet 125, Worker 125.
  • Dafra: Cruisym 150.
  • Haojue: Chopper Road, Master Ride, NK 150, DK 150, DR 160, Lindy 125, VR 150, Nex 115.
  • Avelloz: AZ1.

Dicas para quem deve pagar o IPVA mesmo assim

Dicas para pagar seu IPVA em 2025. Foto: Reprodução
Dicas para pagar seu IPVA em 2025. Foto: Reprodução

Se você precisa pagar o IPVA, não se preocupe: existem formas de tornar esse processo mais simples e econômico. Além de aproveitar benefícios como descontos e parcelamentos, é possível usar recursos pouco conhecidos, como créditos de programas fiscais ou renegociações de dívidas em atraso. Confira algumas dicas:

  • Aproveite descontos para pagamento à vista: Alguns estados oferecem descontos para quem paga o IPVA em cota única. Por exemplo, no Mato Grosso do Sul, o desconto é de 15% para pagamentos até 31 de janeiro.
  • Considere o parcelamento no cartão de crédito: se não puder pagar à vista, verifique a possibilidade de parcelar o IPVA no cartão de crédito. Estados como São Paulo permitem essa opção, mas fique atento às taxas de juros aplicadas pelas operadoras.
  • Utilize créditos de programas fiscais: alguns estados permitem usar créditos acumulados em programas como a Nota Fiscal Paulista para abater o valor do IPVA. Verifique se seu estado oferece essa opção e como utilizá-la.
  • Fique atento aos prazos e calendários: cada estado tem um calendário específico para o pagamento do IPVA, geralmente baseado no final da placa do veículo. Pagar dentro do prazo evita multas e juros.
  • Verifique programas de renegociação de dívidas: se você tem IPVA atrasado, alguns estados oferecem programas de renegociação com descontos em multas e juros, além de parcelamentos facilitados. Por exemplo, o Acordo Paulista permite parcelar dívidas em até 60 vezes com descontos.

Saulo Moreira

Saulo Moreira dos Santos, 29 anos, é um profissional comprometido com a comunicação e a disseminação de informações relevantes. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador, descobriu sua verdadeira vocação na escrita e na criação de conteúdo digital. Com mais de 15 anos de experiência como redator web, Saulo se especializou na produção de artigos e notícias sobre temas de grande interesse social, incluindo concursos públicos, benefícios sociais, direitos trabalhistas e futebol. Sua busca por precisão e relevância fez dele uma referência nesses segmentos, ajudando milhares de leitores a se manterem informados e atualizados.… Mais »
Botão Voltar ao topo