INSS transmite +1 aviso geral sobre aposentadoria e confirma mudanças pelo Governo

Em uma decisão que promete afetar a vida de milhões de brasileiros, o Governo Federal divulgou novas diretrizes para a aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Entre as principais alterações, destaca-se a eliminação da idade mínima para se aposentar por tempo de contribuição, permitindo que trabalhadores se aposentem baseados apenas nos anos de contribuição.

INSS transmite +1 aviso geral sobre aposentadoria e confirma mudanças pelo Governo
INSS transmite +1 aviso geral sobre aposentadoria e confirma mudanças pelo Governo – Imagem: Reprodução.

Com essa nova regra, trabalhadores próximos dos requisitos de idade e tempo de contribuição podem adiantar o benefício.

Agora, mulheres que contribuíram por no mínimo 30 anos e homens com 35 anos de contribuição podem pedir a aposentadoria sem precisar atingir uma idade mínima.

Fórmula 86/96 da aposentadoria do INSS

Para tornar o acesso à aposentadoria ainda mais fácil, o governo adotou a chamada fórmula 86/96. Essa nova regra simplifica o cálculo e permite que os trabalhadores se aposentem ao alcançarem um certo número de pontos, obtidos somando a idade com o tempo de contribuição.

Para as mulheres, a meta é chegar a 86 pontos. Por exemplo, uma mulher de 56 anos com 30 anos de contribuição já poderá se aposentar, pois a soma de sua idade e tempo de contribuição dá 86 pontos.

Para os homens, a meta é atingir 96 pontos. Um homem de 60 anos com 36 anos de contribuição também poderá se aposentar, já que a soma resulta em 96 pontos.

Outras mudanças importantes no INSS

Além da fórmula 86/96 e do fim da idade mínima, outras alterações foram anunciadas, como:

  • Aumento do valor da aposentadoria: o governo promete um reajuste no valor das aposentadorias, buscando garantir um benefício mais justo para os trabalhadores;
  • Simplificação da burocracia: o processo de solicitação da aposentadoria será facilitado, com menos documentos exigidos e atendimento mais rápido.

Como pedir a aposentadoria?

Para começar o processo, é preciso juntar documentos como RG, CPF, comprovante de endereço, carteira de trabalho, extrato do FGTS, além de outros documentos específicos dependendo do tipo de aposentadoria solicitada.

Depois de reunir a documentação, o trabalhador pode contatar o INSS pelo site ou pelo aplicativo ‘Meu INSS’ para fazer o pedido de aposentadoria.

Mudanças no cálculo da aposentadoria do INSS pós-reforma

Houve alterações importantes no cálculo da aposentadoria do INSS. Apesar de regras de transição para quem já contribuía antes da reforma de novembro de 2019, muitos trabalhadores serão impactados.

A reforma buscava aumentar a receita, devido ao aumento de idosos no país, enquanto a população jovem em idade ativa não cresce no mesmo ritmo.

  • A aposentadoria por idade equivale a 60% da média dos salários de contribuição;
  • Para homens, soma-se 2% a cada ano de contribuição além dos 20 anos;
  • Para mulheres, soma-se 2% a cada ano de contribuição além dos 15 anos;
  • O cálculo considera 100% das contribuições do trabalhador desde 1994;
  • Não é mais possível se aposentar apenas por tempo de contribuição;
  • É preciso atingir uma idade mínima.
Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos.Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se manterem bem informadas sobre temas essenciais para a vida profissional e social.Ao interpretar legislações trabalhistas, analisar editais de concursos ou detalhar benefícios sociais, Carolina Ramos Farias reafirma sua missão de tornar a informação mais compreensível e relevante para o público.