INSS surpreende 100% e elimina idade mínima! Saiba como isso muda sua aposentadoria agora
Aposentadoria sem idade mínima pelo INSS? Em certos casos, é possível abrir mão do requisito de idade e obter a aposentadoria. Esse sistema beneficia principalmente quem trabalha em funções que podem prejudicar a saúde.
O INSS oferece vários tipos de aposentadoria, e na maioria deles, a idade mínima é um dos requisitos básicos. Porém, existem situações especiais que permitem ao segurado se aposentar sem precisar esperar tanto tempo.
Com a Reforma da Previdência, a idade mínima para aposentadoria em 2024 é de 60 anos para mulheres e 65 anos para homens. Em 2025, o Instituto deve adotar uma nova idade mínima.
Aposentadoria sem idade mínima
Há duas maneiras de dispensar o critério de idade ao solicitar a aposentadoria:
Aposentadoria por invalidez:
O benefício é concedido ao segurado que passou pelo auxílio-doença, pela etapa de reabilitação profissional, mas não consegue voltar ao mercado de trabalho.
Atualmente, esse tipo de aposentadoria é chamado de Benefício por Incapacidade Permanente, pois a incapacidade não pode ser revertida.
Nessa modalidade, o segurado não pode continuar trabalhando; caso permaneça no mercado, o INSS pode cancelar o benefício.
Aposentadoria especial:
É uma aposentadoria destinada aos profissionais que atuam em serviços com potencial risco à saúde. Nela, o tempo de contribuição ao INSS também é reduzido, sendo possível se aposentar a partir de 15 anos de contribuição.
Na aposentadoria especial, o segurado pode continuar trabalhando, desde que não exerça atividade que coloque sua saúde em risco.
Os segurados podem solicitar essas e outras formas de aposentadoria através do Meu INSS.
Processo de revisão de benefícios do INSS
O INSS também promoveu algumas mudanças importantes no processo de revisão e acompanhamento dos benefícios, especialmente no que diz respeito ao auxílio-doença e ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Auxílio-Doença: Perícia Médica Presencial
Para os beneficiários do auxílio-doença, a principal novidade é a necessidade de realizar uma perícia médica presencial ao entrar em contato com a Central 135 solicitando a prorrogação das parcelas.
Eles deverão apresentar documentos médicos atualizados que comprovem a continuidade do afastamento do trabalho.
Revisão do BPC: Atualização do CadÚnico
No caso do BPC, a revisão será feita de maneira diferente. Haverá a necessidade de regularizar os dados cadastrais no CadÚnico, especialmente para aqueles que não possuem a inscrição atualizada há mais de dois anos.
Aqueles que ainda não estão inclusos nessa base de dados também serão impactados.
Consulta do calendário do INSS
Para acompanhar o calendário de pagamentos, os segurados podem utilizar o site ou o aplicativo “Meu INSS”, disponíveis para Android e iOS.
Outra opção é entrar em contato com a Central de Atendimento 135, que funciona 24 horas por dia, com serviços automatizados e também atendimento personalizado de segunda a sábado.