Direitos do TrabalhadorGeralINSS

INSS pega a todos de surpresa e anuncia GRANDE MUDANÇA ainda em 2023

INSS pega a todos de surpresa e anuncia GRANDE MUDANÇA ainda em 2023
INSS pega a todos de surpresa e anuncia GRANDE MUDANÇA ainda em 2023. Imagem: Reprodução

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) termina o ano com notícias significativas para aposentados e pensionistas. Desde o último dia 13 de dezembro, houve uma mudança importante que impacta diretamente esses beneficiários. Portanto, vamos entender melhor o que aconteceu.

A última reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) trouxe uma novidade que beneficiará aposentados e pensionistas. A decisão foi tomada com um considerável apoio, tendo recebido 14 votos favoráveis das bancadas dos trabalhadores, aposentados e empregadores.

Contrariando a vontade do representante do setor financeiro, que foi o único a votar contra a proposta, houve uma redução nos juros do empréstimo consignado do INSS.

A decisão acompanha a diminuição da taxa Selic, o que consequentemente levou à redução da taxa de juros do consignado do INSS. A partir de 13 de dezembro, a taxa passou a ser de 1,80%. Além disso, os juros do consignado contratado a partir do cartão de crédito passaram de 2,73% ao mês para 2,67%. As instituições financeiras têm a obrigação de respeitar esse limite ao oferecer o empréstimo consignado.

Caso discordem com a nova taxa, as instituições têm a opção de cessar a oferta dessa modalidade de empréstimo. O setor bancário, por sua vez, criticou a medida, chamando-a de “irresponsabilidade com a política de crédito”.

Como verificar a taxa de juros do consignado do INSS

Para verificar a taxa de juros do consignado do INSS, o beneficiário pode seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o Meu INSS, não é necessário fazer login.
  2. Role para baixo e clique em “Taxas de empréstimo consignado”.
  3. Uma nova página será aberta com informações sobre os bancos que oferecem essa modalidade de empréstimo e as taxas cobradas.

O empréstimo consignado é uma das modalidades mais contratadas no país. Ainda em 2023, já foram registrados 6.796.060 contratos desse tipo de empréstimo. Com a redução da taxa, espera-se que esse número aumente até o fim do ano.

Os empréstimos consignados são uma modalidade de crédito em que as prestações são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício recebido pelo INSS. Essa forma de empréstimo oferece taxas de juros mais baixas e condições de pagamento mais favoráveis, tornando-se uma opção interessante para muitos beneficiários do BPC.

Vantagens do empréstimo consignado do INSS

Antes de contratar qualquer tipo de empréstimo, é importante entender especificamente o crédito, o período em que esse recurso extra será necessário, a porcentagem do salário que será comprometido com a dívida e se esse crédito resolverá a sua situação de forma definitiva.

Confira abaixo as principais vantagens do empréstimo consignado INSS:

  • Juros menores: uma das principais vantagens do consignado são os juros baixos. Além disso, as taxas do consignado são geralmente pré-fixadas, ou seja, o valor já está determinado no contrato;
  • Agilidade na aprovação de crédito: como os riscos de inadimplência são reduzidos, a análise de crédito é muito mais rápida;
  • Facilidade no pagamento: o desconto das parcelas mensais ocorre automaticamente, o que evita o risco de arcar com encargos por possíveis atrasos no pagamento;
  • Menor risco de inadimplência: o desconto automático também previne a inadimplência;
  • Disponível para negativados: algumas instituições oferecem o crédito para quem está com o “nome sujo”, o que permite usar o crédito para limpar o nome e retomar o poder de compra.

Desvantagens do empréstimo consignado do INSS

Apesar das vantagens, o empréstimo consignado também apresenta algumas particularidades que devem ser consideradas antes de contratar esse tipo de crédito:

  • Parte do salário comprometida: uma parte do salário mensal fica comprometida com o pagamento das parcelas do empréstimo. No entanto, a parcela não pode ser superior a 30% do salário, o que favorece o planejamento financeiro;
  • Dados de pagamento fixos: o pagamento fica condicionado ao dia em que você recebe o salário ou benefício, o que significa que não é possível adiar as parcelas ou alterar os dados de vencimento;
  • Restrito a alguns grupos: o benefício é reservado apenas a aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos, militares das forças armadas e trabalhadores com carteira assinada.

Ester Farias

Ester Santos Farias, 24 anos, é uma profissional apaixonada pela escrita e pelo universo jurídico. Graduanda em Direito, ela combina sua formação acadêmica com uma sólida experiência como redatora web. Com mais de seis anos de atuação no mercado digital, Ester se especializou na produção de conteúdos sobre benefícios sociais, direitos trabalhistas e direito previdenciário, tornando temas como INSS e BPC mais acessíveis e compreensíveis. Sua dedicação à escrita se reflete na precisão e qualidade dos textos, consolidando sua reputação como referência na produção e revisão de materiais voltados para o público online. Sempre em busca de aprimoramento, Ester alia… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x