Direitos do TrabalhadorEconomiaGeralINSS

DECISÃO OFICIAL: INSS crava nova idade mínima para se aposentar e brasileiros soltam fogos de alegria

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) trouxe mudanças importantes nas regras de aposentadoria, impactando especialmente em relação à regra da idade mínima necessária para se aposentar.

Essas alterações estão gerando reações positivas entre muitos brasileiros, principalmente em relação à aposentadoria por tempo de contribuição, que foi extinta.

INSS anuncia nova idade mínima para se aposentar e impacta vida de milhões de brasileiros. Entenda
INSS anuncia nova idade mínima para se aposentar e impacta vida de milhões de brasileiros. Entenda | Foto: reprodução / web

Nova idade para se aposentar pelo INSS

Atualmente, segundo o Governo Federal, para se aposentar, as mulheres precisam ter pelo menos 62 anos de idade e 15 anos de contribuição, enquanto os homens devem ter 65 anos de idade e 20 anos de contribuição.

No entanto, para aqueles que começaram a contribuir antes de 2019, a regra de transição estabelece que as mulheres podem se aposentar aos 58 anos e 6 meses com 30 anos de contribuição, e os homens aos 63 anos e 6 meses com 35 anos de contribuição.

Além disso, segundo a especialista Abquesia Farias, do site Revista dos Benefícios, a aposentadoria será concedida quando o somatório da idade e do tempo de contribuição atingir 91 pontos para mulheres e 101 pontos para homens. Isso significa que o tempo de contribuição e a idade devem ser considerados juntos, garantindo que aqueles que já possuem uma longa trajetória de trabalho possam se aposentar.

Quem pode se aposentar antes da idade mínima?

A aposentadoria especial é voltada principalmente para proteger a saúde dos trabalhadores expostos a ambientes nocivos ou agentes prejudiciais.

Antes da Reforma da Previdência do INSS, o tempo de exposição a essas condições era o principal critério para obtenção desse benefício. No entanto, as regras se tornaram mais rigorosas, exigindo agora mais do que apenas o tempo de exposição.

Para se qualificar à aposentadoria especial, além do tempo de contribuição, o trabalhador deve ter pelo menos 55 anos de idade e cumprir um período de carência de 180 contribuições. A exposição aos agentes nocivos deve ser constante e ininterrupta durante a jornada de trabalho, e o tempo total de contribuição deve ser de 15, 20 ou 25 anos, dependendo do tipo de risco enfrentado no ambiente de trabalho.

Calendário de pagamentos do INSS para agosto confirma liberações até 6 de setembro

Veja a seguir as datas de pagamento do INSS referentes a agosto:

Até 1 salário mínimo:

  • Final 1: 26 de agosto;
  • Final 2: 27 de agosto;
  • Final 3: 28 de agosto;
  • Final 4: 29 de agosto;
  • Final 5: 30 de agosto;
  • Final 6: 2 de setembro;
  • Final 7: 3 de setembro;
  • Final 8: 4 de setembro;
  • Final 9: 5 de setembro;
  • Final 0: 6 de setembro.

Acima de 1 salário mínimo:

  • Finais 1 e 6: 2 de setembro;
  • Finais 2 e 7: 3 de setembro;
  • Finais 3 e 8: 4 de setembro;
  • Finais 4 e 9: 5 de setembro;
  • Finais 5 e 0: 6 de setembro

Saulo Moreira

Saulo Moreira dos Santos, 29 anos, é um profissional comprometido com a comunicação e a disseminação de informações relevantes. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Salvador, descobriu sua verdadeira vocação na escrita e na criação de conteúdo digital. Com mais de 15 anos de experiência como redator web, Saulo se especializou na produção de artigos e notícias sobre temas de grande interesse social, incluindo concursos públicos, benefícios sociais, direitos trabalhistas e futebol. Sua busca por precisão e relevância fez dele uma referência nesses segmentos, ajudando milhares de leitores a se manterem informados e atualizados.… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x