DINHEIRO NA CONTA COM DATA MARCADA: INSS anuncia novo calendário de pagamentos

DINHEIRO NA CONTA COM DATA MARCADA: INSS anuncia novo calendário de pagamentos
DINHEIRO NA CONTA COM DATA MARCADA: INSS anuncia novo calendário de pagamentos. Imagem: Reprodução

Muita atenção, beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)! O cronograma de pagamentos para 2024 já foi definido. As datas para o início da distribuição dos benefícios, incluindo aposentadorias, pensões, auxílios e BPC (Benefício de Prestação Continuada) já foram definidas e o primeiro pagamento será feito no dia 25 de janeiro de 2024.

A saber, o calendário de pagamento do INSS é organizado de acordo com o número final do benefício de cada cidadão, sem levar em conta o dígito verificador. O sistema dá preferência aos beneficiários que ganham até um salário mínimo.

Para os beneficiários que recebem um salário mínimo, os depósitos começam a ser feitos a partir de 25 de janeiro, seguindo a ordem do número final do benefício. Já para os que recebem mais do que um salário mínimo, os pagamentos começam em 01 de fevereiro de 2024, também seguindo a ordem do número final do benefício.

Pagamentos no primeiro e segundo semestre

No primeiro semestre de 2024, para os beneficiários que recebem até um salário mínimo, os pagamentos começam em 25 de janeiro (para os que possuem final 1 no benefício) e terminam em 07 de fevereiro (para os com final 0). Para os que recebem mais do que um salário mínimo, os pagamentos começam em 01 de fevereiro (para os com finais 1 e 6) e terminam em 07 de fevereiro (para os com finais 5 e 0). No segundo semestre, o processo se repete com datas correspondentes.

Os pagamentos, que beneficiam cerca de 39 milhões de segurados, são depositados diretamente na conta do beneficiário. Para os que possuem a chamada conta-benefício, é necessário realizar o saque do valor ou sua transferência, visto que a função débito não é habilitada nesse tipo de conta. Os que recebem por meio de uma conta-corrente podem fazer as movimentações habituais.

É importante salientar que os pagamentos referentes a 2023 se encerram em janeiro de 2024. Isso significa que o pagamento referente a dezembro de 2023 começa a ser liberado no dia 21 do mesmo mês, se estendendo até o dia 08 de janeiro. Além disso, os benefícios do INSS devem ser reajustados no início do ano e o pagamento do valor maior já ocorrerá na competência de janeiro.

Calendário de pagamentos do INSS – dezembro 

É importante lembrar que os pagamentos do INSS podem ser interrompidos em caso de feriados bancários nacionais. Nos feriados estaduais ou municipais, mesmo que não haja expediente em bancos, os valores estão disponíveis para saques em caixas eletrônicos e transferências.

Confira abaixo o calendário de pagamento de aposentadorias para dezembro, de acordo com o último dígito do número de inscrição do segurado:

Para quem recebe um salário mínimo

  • Final 1: 21 de dezembro;
  • Final 2: 22 de dezembro;
  • Final 3: 26 de dezembro;
  • Final 4: 27 de dezembro;
  • Final 5: 28 de dezembro;
  • Final 6: 2 de janeiro;
  • Final 7: 3 de janeiro;
  • Final 8: 4 de janeiro;
  • Final 9: 5 de janeiro;
  • Final 0: 8 de janeiro.

Para quem recebe mais que o salário mínimo

  • Finais 1 e 6: 2 de janeiro;
  • Finais 2 e 7: 3 de janeiro;
  • Finais 3 e 8: 4 de janeiro;
  • Finais 4 e 9: 5 de janeiro;
  • Finais 5 e 0: 8 de janeiro.
Ester Farias

Ester Farias

Ester Santos Farias, 24 anos, é uma profissional apaixonada pela escrita e pelo universo jurídico. Graduanda em Direito, ela combina sua formação acadêmica com uma sólida experiência como redatora web.Com mais de seis anos de atuação no mercado digital, Ester se especializou na produção de conteúdos sobre benefícios sociais, direitos trabalhistas e direito previdenciário, tornando temas como INSS e BPC mais acessíveis e compreensíveis. Sua dedicação à escrita se reflete na precisão e qualidade dos textos, consolidando sua reputação como referência na produção e revisão de materiais voltados para o público online.Sempre em busca de aprimoramento, Ester alia sua expertise em redação à base jurídica adquirida na graduação. Seu trabalho é guiado pelo compromisso de informar e esclarecer, garantindo que o acesso à informação seja um direito de todos.