INSS hoje 14/10 altera prazos para solicitação da aposentadoria e choca brasileiros com decisão

Uma nova proposta sobre os pedidos de aposentadoria do INSS ganhou destaque após a aprovação de um projeto de lei pela Comissão de Previdência da Câmara dos Deputados em novembro.

O plano visa estabelecer prazos entre 30 e 90 dias para que o Instituto Nacional do Seguro Social conclua a análise das solicitações de benefícios previdenciários e assistenciais, com o objetivo de reduzir a fila de espera.

INSS hoje 14/10 altera prazos para solicitação da aposentadoria e choca brasileiros com decisão
INSS hoje 14/10 altera prazos para solicitação da aposentadoria e choca brasileiros com decisão. Foto: Reprodução

 

No momento, a lei determina que o primeiro pagamento dos benefícios do INSS deve ser efetuado, de maneira definitiva, em até 45 dias após o segurado entregar a documentação necessária. É importante ressaltar que, para o Benefício de Prestação Continuada (BPC), não existe um prazo definido pela legislação atual.

Quais são os novos prazos propostos pelo INSS?

De acordo com o texto, os novos prazos para o INSS concluir a análise serão:

  • 90 dias para aposentadorias (exceto por incapacidade permanente) e para o benefício de prestação continuada da assistência social;
  • 45 dias para benefício por incapacidade temporária e aposentadoria por incapacidade permanente, incluindo casos acidentários;
  • 45 dias para o BPC destinado a pessoas com deficiência e idosos com 65 anos ou mais que comprovem não ter meios de se sustentar ou ser sustentados pela família;
  • 60 dias para pensão por morte, auxílio-acidente e auxílio-reclusão;
  • 30 dias para salário-maternidade.

Prazos do INSS para benefício provisório

A proposta aprovada mantém o prazo de 45 dias para solicitação da aposentadoria do INSS, mas se refere à concessão de um “benefício provisório”, não previsto na legislação atual. As concessões definitivas deverão seguir os novos prazos estabelecidos, com exceção do salário-maternidade, que terá um prazo mais curto de 30 dias.

Além disso, se o benefício mensal for reduzido após a conclusão do processo, as diferenças recebidas não serão cobradas nem descontadas do segurado, exceto em casos de comprovada má-fé.

Como dar entrada na aposentadoria do INSS?

Passo 1 – instale o app Meu INSS na App Store (iPhone) ou Google Play Store (Android). Abra o app, clique em “Entrar com gov.br” e crie uma conta informando CPF e senha.

Passo 2 – na tela inicial, toque em “Novo Pedido” e digite o nome do benefício desejado. Depois, escolha “Aposentadoria por Tempo de Contribuição”.

Passo 3 – siga as orientações, atualizando seus dados pessoais, como endereço e telefone. Por fim, clique em confirmar para declarar que as informações fornecidas são completas e verdadeiras. Pronto, seu pedido de aposentadoria será enviado.

Principais alterações na aposentadoria do INSS 2024

A idade mínima para requerer a aposentadoria aumenta seis meses em relação ao regime anterior. Mulheres precisam ter, no mínimo, 58 anos e 6 meses. Para homens, a idade mínima passa a ser 63 anos e 6 meses.

O tempo mínimo de contribuição será de 30 anos para mulheres e 35 para homens.

Há mudanças também na regra dos pontos, que soma tempo de contribuição e idade do trabalhador. A pontuação mínima exigida será 91 para mulheres e 101 para homens.

Serviços oferecidos no Meu INSS

Confira abaixo alguns dos serviços disponíveis na plataforma:

  • Aposentadoria por idade
  • Aposentadoria por tempo de contribuição
  • Salário maternidade
  • Pensão por morte
  • Auxílio-doença
  • Seguro-desemprego do pescador artesanal
  • Benefícios assistenciais.

Os primeiros a receber os pagamentos, sempre em dias úteis, são os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 1.

Veja abaixo o calendário para benefícios até um salário mínimo:

 

Final do NISData de pagamento
125 de outubro
228 de outubro
329 de outubro
430 de outubro
531 de outubro
61º de novembro
74 de novembro
85 de novembro
96 de novembro
07 de novembro

Confira agora o calendário de pagamento para benefícios acima de um salário mínimo:

 

Final do NISData de pagamento
1 e 61º de novembro
2 e 74 de novembro
3 e 85 de novembro
5 e 07 de novembro
Abquesia Farias

Abquesia Farias

Abquesia Farias Modesto é uma jovem profissional entusiasta da comunicação digital. Aos 22 anos, cursa graduação na Faculdade Pitágoras, em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, onde aprimora seus conhecimentos e habilidades na área.Com mais de quatro anos de experiência como redatora web, especializou-se na produção de conteúdos informativos sobre temas essenciais para o cotidiano dos brasileiros. Seu trabalho abrange benefícios sociais, como Bolsa Família e Auxílio-Gás, além de direitos trabalhistas, incluindo FGTS e PIS/PASEP. Além disso, possui ampla experiência na área de finanças e investimentos, oferecendo informações acessíveis e relevantes para quem busca aprimorar sua vida financeira.Apaixonada pela escrita e pela criação de conteúdo, Abquesia tem o talento de traduzir informações complexas em textos claros e objetivos, facilitando a compreensão de milhares de leitores sobre seus direitos e oportunidades. Seu compromisso com a precisão e a qualidade da informação a destaca como uma referência no segmento de conteúdo digital.