O Governo anunciou a abertura de sete mil vagas para o Programa CNH Social 2024, que tem como objetivo oferecer a oportunidade de obtenção da carteira de motorista gratuitamente para pessoas de baixa renda.
O programa será dividido em duas fases, com 3.500 vagas cada. A saber, o Programa CNH Social é uma iniciativa do Governo do Estado que visa promover a inclusão social e a capacitação profissional por meio da obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de forma gratuita, para pessoas de baixa renda.
O programa oferece vagas para a primeira habilitação, adição de categoria e mudança de categoria. As vagas são destinadas a pessoas que estão cadastradas em benefícios sociais e que atendem aos requisitos estabelecidos pelo programa.
Entre os requisitos, é necessário ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, possuir CPF e Carteira de Identidade, comprovar domicílio ou residência no Estado do Espírito Santo e possuir renda familiar de até dois salários mínimos, entre outros critérios.
Fases do programa CNH Social 2024
O Programa CNH Social 2024 será dividido em duas fases, cada uma com 3.500 vagas disponíveis. A primeira fase será lançada nos primeiros meses deste ano e a segunda fase será lançada posteriormente.
As vagas serão distribuídas de acordo com as categorias de habilitação e o objetivo de capacitação profissional. Na primeira fase, os interessados poderão se inscrever para obter a primeira habilitação nas categorias A (motocicleta) ou B (carro).
Já na segunda fase, será possível realizar a adição de categoria A ou B, bem como a mudança de categoria D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).
Requisitos para participar do programa CNH Social
Para participar do Programa CNH Social, é necessário atender a alguns requisitos estabelecidos pelo Governo do Estado. Os principais requisitos são:
- Ter mais de 18 anos;
- Saber ler e escrever;
- Possuir CPF e Carteira de Identidade ou equivalente;
- Comprovar domicílio ou residência no Estado do Espírito Santo;
- Não estar judicialmente impedido de possuir a CNH;
- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com dados atualizados até 16 de junho de 2023;
- Possuir renda familiar de até dois salários mínimos;
- Não possuir deficiência que impeça a obtenção da CNH.
Como se inscrever no programa CNH Social
As inscrições para o Programa CNH Social ainda não estão abertas. As vagas serão disponibilizadas somente após a publicação do edital pelo Governo do Estado.
Para se inscrever, é necessário acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Espírito Santo (www.detran.es.gov.br) e localizar o banner ou botão do programa CNH Social na página principal.
Ao acessar o formulário de inscrição, é importante preencher todas as informações solicitadas de forma precisa e conferir se os dados informados estão de acordo com as informações constantes no Cadastro Único (CadÚnico).
Além disso, é necessário selecionar a categoria desejada, como primeira habilitação A ou B, adição de categoria A ou B, mudança para categoria D ou mudança para categoria E.
Após realizar a inscrição, não será possível modificar a categoria escolhida. Portanto, é importante escolher a opção correta de acordo com o objetivo de capacitação profissional.
Processo de seleção
A seleção dos candidatos para as vagas do Programa CNH Social é realizada de forma eletrônica, sem interferência humana.
O processo de seleção leva em consideração os critérios estabelecidos pelo programa, como menor renda per capita, maior número de componentes no grupo familiar, ter o Ensino Fundamental completo, ser beneficiário do Bolsa Família e data e hora de inscrição.
Os candidatos que forem selecionados serão divulgados no site do Detran-ES, através da relação final dos selecionados para a matrícula no programa. É importante acompanhar o site e verificar a lista de selecionados para não perder a oportunidade de participar do programa.
Benefícios do Programa CNH Social
O Programa CNH Social oferece diversos benefícios para os participantes. Além de permitir a obtenção da carteira de motorista de forma gratuita, o programa também contribui para a capacitação profissional e a inclusão social.
A CNH é um documento importante para o mercado de trabalho, pois muitas vagas de emprego exigem a habilitação para a contratação.
Com a CNH em mãos, os participantes do programa têm a oportunidade de ampliar suas possibilidades de emprego e aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho.
Além disso, a capacitação profissional proporcionada pelo programa contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional dos beneficiários.