EconomiaGeral

INÉDITO: APROVADO acordo de TRABALHO do Saúde Caixa e pega brasileiros 100% de surpresa

INÉDITO: APROVADO acordo de TRABALHO do Saúde Caixa e pega brasileiros 100% de surpresa
INÉDITO: APROVADO acordo de TRABALHO do Saúde Caixa e pega brasileiros 100% de surpresa. Imagem: Agência Senado

Ratificado após uma reunião híbrida/virtual no dia 8 de dezembro, o acordo coletivo de trabalho concernente ao Saúde Caixa – o plano de saúde dos empregados da Caixa Econômica Federal – foi objeto de uma votação que contou com a participação de 51,5% dos colaboradores ativos e aposentados da base do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e região.

O acordo é o produto de negociações extensas e complexas, que buscaram encontrar soluções para o déficit do Saúde Caixa, sem inviabilizar o funcionamento do plano para os empregados. A proposta também contém a manutenção dos princípios de solidariedade, mutualismo e pacto intergeracional, com foco na melhoria do programa.

A aprovação desse acordo traz consequências reais para os empregados da Caixa. Francisco Pugliesi, diretor executivo do Sindicato e membro do Conselho de Usuários do Saúde Caixa, agradeceu aos funcionários que se mobilizaram na defesa do Saúde Caixa e lembrou que a luta em defesa do plano é permanente.

“Em 2024, estaremos unidos para lutar pela revisão do estatuto da Caixa, com o fim do teto de 6,5% da folha de pagamento para custeio do banco com a saúde dos empregados, imposto em 2017, durante o governo Temer”, afirmou Pugliesi.

Principais pontos do acordo

Aprovado por 51,6% dos votantes, o acordo é resultado de quase seis meses de negociações que envolveram a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), o Comando Nacional dos Bancários e representantes do banco público. Os principais pontos aprovados incluem:

  1. Manutenção da contribuição de 3,5% sobre a remuneração base para os titulares do plano;
  2. Permanência dos percentuais e limites de coparticipação, sendo de 30% sobre os procedimentos, com a cobrança anual não podendo ultrapassar R$3.600 por grupo familiar. Não há cobrança de coparticipação para internações e tratamentos de oncologia;
  3. O banco se compromete em repassar periodicamente os dados primários do Saúde Caixa;
  4. Rectificação dos Comitês Regionais de Credenciamento e Descredenciamento, além da recriação das Gerências de Filial de Gestão de Pessoas (Gipes).

Este acordo significativo tem como objetivo principal preservar a saúde dos funcionários, tanto ativos como aposentados. Ele é um testamento do compromisso da Caixa Econômica Federal em garantir os melhores benefícios possíveis a todos os seus colaboradores, mesmo em tempos de desafio financeiro.

O acordo não só resolve problemas imediatos, mas também estabelece um plano de ação para o futuro, garantindo a continuidade do Saúde Caixa para as próximas gerações de trabalhadores da Caixa.

Ester Farias

Ester Santos Farias, 24 anos, é uma profissional apaixonada pela escrita e pelo universo jurídico. Graduanda em Direito, ela combina sua formação acadêmica com uma sólida experiência como redatora web. Com mais de seis anos de atuação no mercado digital, Ester se especializou na produção de conteúdos sobre benefícios sociais, direitos trabalhistas e direito previdenciário, tornando temas como INSS e BPC mais acessíveis e compreensíveis. Sua dedicação à escrita se reflete na precisão e qualidade dos textos, consolidando sua reputação como referência na produção e revisão de materiais voltados para o público online. Sempre em busca de aprimoramento, Ester alia… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x