EconomiaGeral

IDOSOS de 60,61,62,63 anos pra cima ganham ótimo benefício nas DÍVIDAS após aprovação de lei oficial

A dívida no Brasil é um problema que aterroriza e insiste na vida de muitos brasileiros. Além de deixar o CPF negativado, os cidadãos sofrem severas consequências pela inadimplência, principalmente os idosos, que no auge da idade, não possuem mais vigor para correr atrás do prejuízo.

A falta de planejamento financeiro levou a aposentada Luiza de Souza Muller, 77, a se endividar. “Eu não priorizava os gastos da casa. Meu marido falava que tinha de consertar o carro, por exemplo, e eu passava este custo extra na frente, sem ao menos ver se realmente era necessário naquela hora ou se o dinheiro dava para arcar com isso naquele momento“, explica.

IDOSOS de 60,61,62,63 anos pra cima ganham ótimo benefício nas DÍVIDAS após aprovação de lei oficial
IDOSOS de 60,61,62,63 anos pra cima ganham ótimo benefício nas DÍVIDAS após aprovação de lei oficial – Imagem: Reprodução.

Contas básicas em dia, mas impostos atrasados fez com que a aposentada Luiza se afogasse em dívidas. A idosa não revelou o valor de sua inadimplência, mas afirmou que tenta priorizar o pagamento das contas essenciais (água e luz) e do cartão de crédito. “Tenho cinco cartões, mas uso apenas dois e pago em dia porque sei que os juros são altos.”

Às vezes, atrasa o pagamento das contas de telefone e TV por assinatura, e as dívidas com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) também estão pendentes.

Idosos muito endividados

Apesar das dívidas, Luiza não faz parte dos 18,9% de consumidores com mais de 60 anos que estavam com o nome negativado na Serasa em julho – última pesquisa realizada pela empresa.

Desse total, 50,4% são mulheres e 49,6% são homens. As principais dívidas são com: bancos/cartões (28,44%), serviços públicos (21,85%), financeiras (17,81%) e serviços (12,09%).

Os dados mostram que a porcentagem de idosos endividados permaneceu constante em um ano. Em julho de 2023, 18,3% dos consumidores com mais de 60 anos estavam com o nome negativado.

Dívida não deve ultrapassar 25% da renda mensal

A Lei do Superendividamento, criada em 2021, estabeleceu um sistema de negociação de conjuntos de dívidas para reduzir o endividamento.

Atualmente, é possível procurar o Procon local e solicitar a renegociação de dívidas com todos os credores. A Lei do Superendividamento se aplica a todos os consumidores.

Em relação aos idosos, a lei oferece maior proteção financeira e estabelece que não podem comprometer mais de 25% de sua renda mensal.

Isso protege pessoas com mais de 60 anos de cobranças excessivas em contas de serviços básicos como água, luz, gás, telefone e internet. Além disso, eles têm condições mais favoráveis para renegociar suas dívidas.

A Lei de Superendividamento não considera dívidas contraídas por fraude ou má-fé, contratos feitos sem intenção de pagar, aquisição de produtos e serviços de luxo ou alto valor, bem como dívidas de crédito com garantia real, financiamentos imobiliários e crédito rural.

O que caracteriza uma cobrança abusiva?

Segundo especialista, uma cobrança é considerada abusiva quando coloca o consumidor em desvantagem “claramente excessiva”.

Cada caso deve ser analisado individualmente, seja por um juiz em ação judicial ou por órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon.

O primeiro passo para o idoso é contatar a empresa credora, explicar sua situação financeira difícil e buscar uma renegociação.

Carolina Ramos Farias

Carolina Ramos Farias é uma profissional apaixonada pela educação e comunicação digital. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Departamento de Educação do Campus X da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), ela alia sua formação acadêmica à habilidade com a escrita, atuando como redatora web há mais de cinco anos. Com expertise na criação de conteúdos sobre concursos públicos, benefícios sociais e direitos trabalhistas, Carolina se destaca por sua capacidade de transformar informações complexas em textos claros e acessíveis. Seu compromisso com a disseminação do conhecimento a impulsiona a produzir materiais informativos que ajudam milhares de pessoas a se… Mais »
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x